Em antecipação ao álbum “Purge”, com edição a 9 de Junho de 2023, os Godflesh estrearam o single “Nero”, acompanhado de três remisturas.
No início de Março, os Godflesh anunciaram um novo álbum. Intitulado “Purge”, com data de edição prevista para 9 de Junho, é o primeiro dos britânicos em seis anos. Já em Abril, a dupla formada por J.K. Broadrick e pelo baixista (e co-fundador) Ben Green disponibilizou “Nero”, o primeiro avanço para o disco, em conjunto com três remisturas. De acordo com Broadrick, o líder e estratega do projecto, a canção pretende funcionar como «um símbolo e lembrete da autodestruição irresponsável praticada agora e para sempre».
A respeito do álbum, em comunicado, os Godflesh dizem que “Purge” «revisita e actualiza os conceitos» do álbum “Pure”, de 1992. O título é uma referência a como o mentor do projecto, Justin K. Broadrick, usa a música para contar a sua própria história, com o disco a ser lançado pela sua editora, a Avalanche.
«O título sozinho, – “Purge”, faz referência directa a como o compositor e criador Justin K. Broadrick utiliza a música dos Godflesh como um alívio temporário do seu diagnóstico de autismo e PTSD. É a próxima etapa de uma jornada em que ele está desde que começou a criar música, sentindo-se sozinho e como um estranho em qualquer cena ou grupo, desde a infância até à idade adulta», para citar o comunicado oficial.
As pré-encomendas de “Purge” já abriram, no Bandcamp da Avalanche.