Type O Negative

Type O Negative, Summer Breeze (Banned Version)

A história e a rara versão de “Summer” Breeze”, com as letras explícitas que os Seals & Crofts, autores do original, não permitiram que os Type O Negative editassem no icónico álbum “Bloody Kisses”.

Originalmente escrita pelos Seals & Crofts, banda de rock ligeiro dos anos setenta, “Summer Breeze” foi transformada pelos Type O Negative numa canção lânguida e sensual, acabando por figurar no axiomático álbum “Bloody Kisses”, de 1993.

A sua letra original remete para a despreocupada doçura estival: «See the paper layin’ in the sidewalk, a little music from the house next door / So I walked on up to the doorstep, through the screen and across the floor».

No entanto, foi gravada uma versão com as letras caracteristicamente explícitas dos Type O Negative, reescritas por Peter Steele para se adequarem à estética da banda. Nessa versão banida, Steele usava o seu típico humor contra o guitarrista da banda, por exemplo: «Kenny Hickey lying on the sidewalk, devil music from the house next door / So I step on over his vomit, through the screen and across the floor». A ideia era publicar essa versão com o título “Summer Girl”, mas os Seals and Crofts consideraram que as novas letras eram indecorosas e então os Type O Negative e a Roadrunner decidiram seguir com a versão mais colada ao original.

«O Peter alterou algumas das letras de ‘Summer Breeze’ porque sentiu que precisava de acrescentar algum humor e referências dos Type O», recorda Monte Conner, na altura A&R da Roadrunner Records. «Ele não sabia que precisava da autorização do compositor e da editora para o fazer. Contactámos a editora, que depois contactou os Seals e Crofts, que claramente não se divertiram e rejeitaram o pedido. Assim, a banda foi forçada a regravar as vozes e a remisturar a canção para a transformar numa cover pura e simples».

Na verdade, é difícil imaginar porque é que os Seals & Crofts desaprovaram que Steele pegasse na sua canção e imaginasse a sua “Summer Girl” a levá-lo para o quarto e aí: «Feel your legs spreading out to take me / Just can’t wait to get inside of you». Está tudo muito explícito, mas também muito longe de escandalizar.

Enfim, a versão criada pelo lendário músico pode não ter entrado em “Bloody Kisses”, mas ainda pode ser encontrada no lançamento não oficial “Suicide Is Self-Expression” e também no YouTube, que aqui partilhamos.

Um pensamento sobre “Type O Negative, Summer Breeze (Banned Version)

Leave a Reply