Viajamos até ao terceiro trabalho dos Tribulation. “The Children Of The Night” segue por veredas que os Moonspell abriram com “Irreligious” e soa como se Lord Byron tivesse tocado guitarra.
Os Tribulation estrearam-se em 2009, com “The Horror”. O disco tornou-se um dos favoritos da década no death metal. Quando os suecos lançaram “The Formulas Of Death”, em 2013, perceberam estarem a regurgitar conceitos desgastados e optaram por metamorfosear o seu som. Assim espantaram o underground com “The Children Of The Night”.
Um caldeirão de heavy metal, psicadelismo, rock clássico e rock gótico, com um toque de glam ou não fosse o título do álbum em enorme aceno aos KISS e ao seu excelente disco de 1982, “Creatures Of The Night”, álbum onde habitam clássicos como o tema título, “I Love It Loud”, “Killer” ou “War Machine”.
A banda tornou-se um paradigma de reinvenção e transcendência, temas que servem de conceito às suas composições sobre ocultismo, esoterismo ou mitologia sobrenatural. O álbum possui dez temas. Número matemático sagrado. Número de encantamentos musicais, destacando-se “Melancholia”, “The Motherhood Of God” e “Strange Gateways Beckon”. Nas capas dos álbuns e em palco, a pose e indumentária dos suecos são fascinantes afirmações do estafado machismo do viking metal e afins, coisas cada vez mais genéricas e enfadonhas.
Os Tribulation são como Lord Byron se este tivesse usado guitarras. Prosseguem um caminho aberto pelo “Irreligious” dos Moonspell, porque não dizê-lo, e possuem o dom dos músicos suecos para evocar hostes harmónicas e fatais gumes melódicos. Este disco acabou por ser um portal para a banda, depois de a ver ao vivo, em 2015, no irrepetível Temples Festival, em Bristol.
Com o dinheiro rebentado em copos, foi uns meses mais tarde, com as economias já mais refeitas que me valeu a Louie Louie para acrescentar este belíssimo duplo LP à colecção. Já a Svart Records reeditou-o recentemente (sob licença da Century Media Records) em formato duplo LP, com o gatefold e booklet originais, numa prensagem de 180g que está a “desaparecer” rapidamente. Se gostavam de ter o disco, visitem a loja oficial da Svart.
Um pensamento sobre “Tribulation, The Children Of The Night”