No dia 22 de Novembro de 1981, os Rolling Stones tocaram com um dos heróis musicais da banda, Muddy Waters. O concerto tem tanto de histórico como de acidental.
Muddy Waters foi um lendário músico blues, amplamente considerado o pai do Chicago Blues mdoerno. Nascido a 4 de abril de 1913, em Rolling Fork, Mississippi, Muddy Waters, cujo nome de baptismo é McKinley Morganfield, descende de uma família bastante humilde e cresceu em circunstâncias difíceis. Foi apresentado aos blues desde muito jovem, ouvindo canções de artistas como Son House e Robert Johnson. Aos 17 anos, comprou a sua primeira guitarra e começou a tocar sozinho. No entanto, só no início dos anos 1940 Muddy Waters começou a ganhar algum reconhecimento.
Mudou-se para Chicago em 1943 e começou a tocar em clubes locais. Foi em Chicago que conheceu o produtor musical e compositor Willie Dixon, que o ajudou a garantir um contrato discográfico com a Aristocrat Records. A primeira sessão de gravação de Muddy para Aristocrat foi em 1947 e dela surgiram vários singles de sucesso, incluindo “Hoochie Coochie Man” e “I’m Your Hoochie Coochie Man”. Essas malhas ajudaram a firmar Muddy Waters como um dos músicos mais talentosos e influentes dos blues. Ao longo dos anos 1950 e 60, Muddy Waters continuou a gravar e a tocar ao vivo, lançando mais de vinte álbuns durante esse tempo. Também ajudou a lançar as carreiras de outros músicos de blues, incluindo Howlin’ Wolf e Little Walter.
Acima de tudo, Muddy Waters era reconhecido pela sua poderosa voz e pelo seu estilo único de guitarra, que envolvia amplificar o seu instrumento para criar um som distorcido, sujo e de enorme poder eléctrico. Também foi um compositor e letrista considerável, tendo criado um tremendo impacto com as suas canções sobre as lutas dos afro-americanos no Sul. Tocou ao vivo e gravou até à sua morte, em 1983, deixando um legado gigantesco nos blues e no rock. Foi um pioneiro do som dos blues de Chicago e a sua influência ainda pode ser ouvida em inúmeros músicos nos nossos dias. Desde logo, nos Stones.
Jam
Tal como um grupo de amigos sabe que aquelas noitadas inesquecíveis surgem sem grandes planos, terminando em deboche épico que será contado e recontado nos anos vindouros, os músicos sabem que as melhores actuações também seguem estas leis do caos. Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Ian “Stu” Stewart experimentaram esta teoria muitas vezes ao longo da sua carreira. Uma dessas vezes aconteceu no clube do próprio Muddy Waters, o Checkerboard Club, em Chicago.
A banda estava no Illinois a preparar-se para começar uma estadia de três dias no hotel Rosewood Horizon, como parte da tour de divulgação de “Tattoo You”. Perante a perspectiva de uma noite de folga, os Stones não hesitaram em visitar a lenda dos blues no seu clube, já que estavam na cidade ventosa.
Para sorte de todos os que foram tomar um copo nessa noite, acabaram por poder ver e ouvir os Stones com o homem que escrevera a letra que deu o nome à banda, assim como Buddy Guy (com quem os Rolling Stones colaboraram pela última vez em “Shine A Light”) e Junior Wells. Um verdadeiro bando de extraordinários patifes, a divertir-se à grande. Para sorte de todos nós, a performance foi totalmente gravada para a posteridade. Durante décadas o som imagens apenas existiu em bootlegs. Até que em 2012, o concerto recebeu tratamento para um lançamento oficial.
A edição inédita, com título “Muddy Waters and the Rolling Stones: Live at the Checkerboard Lounge 1981”, retrata a actuação ao vivo de Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Ian “Stu” Stewart no clube do próprio Muddy Waters, o Checkerboard Club em Chicago. A mistura e masterização do DVD esteve a cargo de Bob Clearmountain e apresenta-se em formato DTS Surround Sound, Dolby Digital 5.1 e Dolby Digital Stereo. A edição também inclui um CD com algumas faixas selectas do concerto.
Waters morreria pouco mais de dois anos depois deste concerto, quando sofreu paragem cardio-respiratório durante o sono, a 30 de Abril de 1983. Tinha 70 anos de idade.
Um pensamento sobre “Muddy Waters & Stones @ The Checkerboard Lounge”