Grandes Malhas, Zé Pedro & Phil Mendrix

Depois de uma série original de 10 episódios, já em Janeiro de 2023, o Grandes Malhas estreou um episódio especial de homenagem a dois dos grandes vultos do imaginário da guitarra eléctrica em Portugal. Zé Pedro e Phil Mendrix são lembrados por Tó Trips, Paulo Furtado, João Cabeleira, Frankie Chavez, Luís Simões, João Morais, Miguel Fonseca e João Alves.

Foi no dia 04 de Abril que a emissora Antena 3 estreou, com o carimbo Antena3Docs, este programa que tem a autoria do guitarrista Fast Eddie Nelson, que viaja de norte a sul do país a conversar com alguns dos guitarristas mais emblemáticos do rock português, para descobrir o que os moveu e move a explorar o mundo das seis cordas. As entrevistas são cruzadas com alguma jam pelo meio e com alguma imersão nas histórias pessoais que valorizam as colecções privadas de cada um dos convidados.

Depois de uma série original de 10 episódios, já em Janeiro de 2023, o Grandes Malhas volta com um episódio especial de homenagem a dois dos grandes vultos do imaginário da guitarra eléctrica em Portugal. Em cada um dos episódios anteriores, era possível vislumbrar sempre, em jeito de altar, uma fotos de Zé Pedro e Phil Mendrix. Precisamente, neste novo episódio, cada um dos dez músicos entrevistados surge a referir-se aos dois saudosos ícones do rock português.

Filipe Mendes, mais conhecido como Phil Mendrix, nasceu em Lisboa, a 10 de Novembro de 1947, mas viveu durante alguns anos na aldeia de Venda Nova, em Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra. O guitarrista ficou conhecido na década de 1960 como o Jimi Hendrix português, tendo passado a utilizar o nome artístico de Phil Mendrix a partir de 1995. Com mais de 50 anos de carreira, Mendrix fez parte de bandas como os Chinchilas, Roxigénio, Psico, Heavy Band, Irmãos Catita ou Ena Pá 2000. Em 2017, recebeu da  Sociedade Portuguesa de Autores, a Medalha de Honra da SPA. Filipe Mendes morreu em 2018, tinha 70 anos.

José Pedro Amaro dos Santos Reis nasceu em Lisboa, em 14 de setembro de 1956, numa família de sete irmãos. Sempre a lutar contra a Hepatite C, mesmo após o transplante bem sucedido, em 2011, e os cuidados que Zé Pedro passou a ter a partir daí, nos últimos meses de 2017 a sua saúde deteriorou-se imenso, até à sua morte no dia 30 de Novembro desse ano. O Zé foi um dos fundadores dos Xutos, em 1978. Ao longo de praticamente 40 anos de carreira, a banda editou 13 discos. Os primeiros álbuns e, principalmente a tríade composta por “Cerco”, “Circo de Feras” e “88”, são monumentos na história da música nacional. Além da sua música, a sua paixão pelo rock tornou-o uma figura preponderante na cena portuguesa, impulsionando projectos como os Ladrões do Tempo ou Palma’s Gangs, ajudando ainda imensas bandas através de uma generosidade que sempre foi reconhecida e louvada por imensa gente.

Da nossa parte, bem haja ao Fast Eddie e ao Calado por criarem esta plataforma, esperando que se animem a uma segunda temporada. Podem recapitular os oito episódios anteriores aqui: Frankie ChavezLuís SimõesMiguel FonsecaMariana Rosa; Paulo Furtado; João AlvesTó Trips; e Miguel Nicolau. Nos dois últimos episódios (fica a questão se haverá segunda temporada), o bluegrasser sentou-se com João Morais, mais conhecido como O Gajo, e com João Cabeleira.

Leave a Reply