Steve Vai Regressa a Portugal em 2023

A Inviolate World Tour de Steve Vai tem duas datas marcadas em Portugal, em Lisboa e no Porto.

No ano passado, Vai editou o álbum de estúdio intitulado “Inviolate” que dá nome à digressão mundial que se prepara para encetar. A Inviolate World Tour arranca, precisamente, com data dupla em Portugal, a 24 de Março no CCB – Centro Cultural de Belém, em Lisboa e a 26 de Março na Casa da Música no Porto, depois da leg norte-americana. «A nossa tour no Outono na América do Norte foi excelente. Eu e a banda estamos oleados e prontos como sempre. Estou entusiasmado por finalmente trazer a guitarra Hydra para a Europa, pois senti falta em fazer isso na última vez que estive na União Europeia. A resposta do Inviolate foi extremamente positiva e isso viu-se na imprensa, no publico e na sua energia e agora estamos muito ansiosos para esta tour pela UE».

Seis anos após a chegada de “Modern Primitive”, em 2016, álbum que expandiu o colossal “Passion & Warfare”, em 2022 Steve Vai editou o seu décimo álbum de estúdio, “Inviolate”. O disco foi o primeiro LP de Vai desde que se submeteu a cirurgias ao ombro e a um dedo na mão direita. A recuperação obrigou Vai a ser um pouco mais criativo e o resultado pode verificar-se, por exemplo, em “Knappsack”, malha que escreveu, compôs e gravou apenas com uma mão. Os nove instrumentais que compõe o álbum já estão disponíveis para audição na integra. Foi ainda no âmbito deste álbum que Vai e a Ibanez revelaram a “Hydra”, um instrumento único que é fruto de uma colaboração que durou 5 anos.

A revelação chegou em Janeiro de 2022, a Ibanez Guitars e Steve Vai juntaram-se para lançar oficialmente a Hydra, uma guitarra (vamos dizer assim) de múltiplos braços que é talvez o instrumento mais excessivamente cheio de specs que já vimos. No espírito desse excesso, um NFT do vídeo de lançamento chegou a ser leiloado para celebrar a existência da guitarra. Fomos (e mantemo-nos) críticos dessa aberrante criação, sobre a qual escrevemos detalhadamente por aqui.

A guitarra foi criada com uma composição em mente, que acabou por receber o título “Teeth Of The Hydra” e está incluído no mais recente disco do shredder, “Inviolate”, editado a 28 de Janeiro de 2022. O álbum estreou no #1 da Billboard, na tabela Current Hard Rock Albums. A contagem acumulada de streams excede os cinco milhões, com “Teeth Of The Hydra” a representar mais de um milhão. O tema é efectivamente um dos mais intensos do disco, diga-se. Por isso e pela enorme curiosidade em torno da guitarra, numa edição Favored Nations/Mascot Label Group, BJ McDonnell realizou um vídeo no qual Steve Vai surge a executar o instrumental, apoiado apenas pelos backing tracks de bateria e alguma sintetização. O vídeo foi produzido por John Heller e Jason Salzman; o director de fotografia foi Eric Leach, com direcção de arte de Michael Mesker. Greg Wurth foi o engenheiro de som e editor assistente.

Já no dia 27 de Janeiro de 2023 dá-se o lançamento de “Vai / Gash, um álbum que o artista guarda há mais de três décadas. «Escrito e gravado num fluxo de consciência em 1991, talvez num período de 2 semanas, em resposta ao meu desejo de ter um tipo específico de música para ouvir quando eu conduzia a minha Harley Davison, com os meus amigos. Um desses amigos era John “Gash” Sombrotto, o cantor poderoso neste disco. É uma reminiscência de um certo tipo de rock que eu gostava quando era adolescente nos anos 70. Essas gravações ficaram na prateleira por mais de 30 anos e estão a ser editadas agora em 2023».

Quanto aos concertos em Portugal em 2023, os bilhetes estão disponíveis desde o dia 20 de Janeiro (às 11h), em everythingisnew.pt e nos locais habituais.

Leave a Reply