Steve Vai, Os Dentes da Hidra

Se alguém era capaz de se safar com isto era ele. Steve Vai estreou o vídeo oficial de “Teeth Of The Hydra”, um malhão (diga-se) onde revela e exibe todos os recursos da sua nova e monstruosa guitarra concebida pela Ibanez.

A revelação chegou em Janeiro de 2022, a Ibanez Guitars e Steve Vai juntaram-se para lançar oficialmente a Hydra, uma guitarra (vamos dizer assim) de múltiplos braços que é talvez o instrumento mais excessivamente cheio de specs que já vimos. No espírito desse excesso, um NFT do vídeo de lançamento chegou a ser leiloado para celebrar a existência da guitarra. Fomos (e mantemo-nos) críticos dessa aberrante criação, sobre a qual escrevemos detalhadamente por aqui.

A guitarra foi criada com uma composição em mente, que acabou por receber o título “Teeth Of The Hydra” e está incluído no mais recente disco do shredder, “Inviolate”, editado a 28 de Janeiro de 2022. O álbum estreou no #1 da Billboard, na tabela Current Hard Rock Albums. A contagem acumulada de streams excede os cinco milhões, com “Teeth Of The Hydra” a representar mais de um milhão. O tema é efectivamente um dos mais intensos do disco, diga-se. Por isso e pela enorme curiosidade em torno da guitarra, numa edição Favored Nations/Mascot Label Group, BJ McDonnell realizou um vídeo no qual Steve Vai surge a executar o instrumental, apoiado apenas pelos backing tracks de bateria e alguma sintetização. O clip foi produzido por John Heller e Jason Salzman; o director de fotografia foi Eric Leach, com direcção de arte de Michael Mesker. Greg Wurth foi o engenheiro de som e editor assistente.

Sobre a malha, Vai partilha: «A ideia para esta guitarra e tema surgiu-me há cerca de sete anos. Imaginei compor e executar uma peça de música num instrumento de múltiplos braços, onde todo o som emanava dessa única criação, com excepção de alguns teclados e baterias. Enviei as minhas ideias à Ibanez e os seus construtores entregaram-me esta espantosa criatura de madeira. Fiquei maravilhado. Foi espantoso. Quando a vi pela primeira vez, dei-lhe o nome de Hydra e, imediatamente, soube que o nome da canção seria “Teeth Of The Hydra”. A hidra é uma criatura semelhante a um dragão da mitologia grega, possuindo várias cabeças. Para cada cabeça cortada, duas cresceriam no seu lugar. Então dediquei-me a escrever uma peça musical que utilizasse todas as características da Hydra, mas que também pudesse funcionar, por si só, como uma composição agradável, com uma melodia insinuante e uma dinâmica pesada».

O guitarrista, cujos conhecimentos mitológicos são algo epidérmicos, descreve o processo de composição: «Quando finalmente me sentei com a Hydra e comecei a contemplar a escrita desta peça e como deveria navegar no instrumento de uma forma sem falhas, por um momento pareceu-me impossível. Comecei lentamente e tudo começou a desenrolar-se muito naturalmente. Coisas que podem parecer impossíveis não parecem tão impossíveis uma vez que se começa simplesmentea fazê-las. Todas as novas descobertas e realizações foram tratadas como uma alegre vitória, mesmo que isso envolvesse apenas descobrir um compasso de música. A visão interior global foi o guia ao longo do processo, mas a cada realização, o processo tornou-se cada vez mais viciante. Fiquei imerso nos esplendores da Hydra. Foi uma experiência meditativa e, no dia em que tudo finalmente se conectou, a execução da canção sentiu-se como uma quietude em movimento – é aí que a execução se faz praticamente sem esforço e a liberdade de expressão do momento actual faz-nos sentir como se levitássemos. A euforia pode ser, por vezes, avassaladora. Estou muito satisfeito com a forma como o vídeo ficou, e ter BJ McDonnell como realizador, juntamente com a sua incrível equipa, foi vital. Desfrutem!»

Da nossa parte, a Hydra permanece um monstro, mas os seus dentes, digamos assim, mrodem com força. Se havia alguém no mundo capaz de fazer isto resultar, só podia ser Steve Vai. E, de facto, no final de tudo, “Teeth Of The Hydra” é um bruto tema. Disparem o player!

2 pensamentos sobre “Steve Vai, Os Dentes da Hidra

Leave a Reply