Greg Anderson, guru dos ultra-pesados Goatsnake e Sunn O))), juntou-se a Robin Wattie (BIG|BRAVE) e William DuVall (Alice In Chains) para, através de nova música, gerar receitas que revertem para causas bem nobres. Os sons misturam espiritualidade e folclore com o universo das guitarras baritonais do The Lord.
The Lord, pseudónimo usado por Greg Anderson nos Sunn o))), ele que é ainda o guitarrista dos Goatsnake e um dos owners da editora Southern Lord Records, começou em Agosto passado por libertar um tema ao lado de Robin Wattie (BIG|BRAVE) para ajudar a angariar fundos para o Native Women’s Shelter of Montreal. O propósito deste “abrigo” é fornecer um ambiente seguro a mulheres ameríndias que necessitam de reconstruir as suas vidas, procurando promover a sua independência e fortalecimento social e das suas crianças.
O tema que une Anderson e Wattie mistura o drone dos Sunn o))) com coros reminiscentes da tradição coral dos povos originais do continente americano. The Lord deixou algumas palavras sobre a colaboração: «Sinto-me extremamente honrado por ter podido colaborar com Robin Wattie nesta malha! Sou um grande fã de BIG|BRAVE, especialmente dos vocais emotivos e das melodias viciantes de Robins. Assim que terminei a composição, imaginei as suas vocalizações dinâmicas dentro da peça. A prestação que ela gravou foi além daquilo que tinha imaginado. A Robin também criou o incrível artwork que acompanha a música».
Já neste mês de Setembro (no dia 16), Anderson revelou uma nova canção que conta com a colaboração de William DuVall, actual vocalista dos Alice In Chains. A canção tem, mais uma vez, um cariz de beneficência. Desse modo, “We Who Walk In Light” pode ser ouvida e comprada através do Bandcamp, tal como o tema exposto em cima, com as receitas a serem canalizadas para a instituição Jail Guitar Doors. Esta organização sem fins lucrativos tem como objectivo angariar instrumentos e ensino musicais para reclusos do sistema judicial norte-americano e procurar reabilitá-los socialmente através «do poder transformador da música».
Sobre esta iniciativa, DuVall deixou algumas palavras: «’We Who Walk In Light’ surgiu-me. Limitei-me a reagir à música que o Greg enviou, tendo gravado e arranjado as minhas partes sozinho, em casa. Fui escrevendo enquanto cantava, tudo de modo espontâneo e sem margem para grandes alyerações. Felizmente, a minha esposa estava fora nesses dias, pois podia ter ficado perturbada com alguns dos sons que emanavam da cave. Basicamente, é como um coro monástico budista de heavy metal que recebeu a visita e participação de Nusrat Fateh Ali Khan. Certamente que canaliza alguma da tensão que se vive nestes tempos. Fiquei muito feliz por ter sido convidado pelo The Lord a colaborar e muito contente por doar os lucros à organização do meu amigo Brother Wayne Kramer, a Jail Guitar Doors».
4 pensamentos sobre “Greg Anderson, Os Sons dos Sunn O))) e Goatsnake Unidos a Convidados para Beneficência”