Os super álbuns duplos dos Guns N’ Roses vão ser reeditados numa caixa de coleccionador gargantuesca. Muito do material bónus é algo “batido” e deixa a sensação de tratar-se de pouco mais que um displicente truque para rebentar a carteira aos fãs.
A UME/Geffen celebra o incrível legado musical dos Guns N’ Roses com GUNS N’ ROSES – USE YOUR ILLUSION I & II, a caixa definitiva dos célebres discos de 1991, Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. Com lançamento previsto para o dia 11 de novembro de 2022, GUNS N’ ROSES – USE YOUR ILLUSION I & II SUPER DELUXES contém um total de 97 faixas, 63 inéditas. Disponível em vários formatos, incluindo uma versão Super Deluxe composta por 7 CDs + Blu-ray, uma versão Super Deluxe com 12 LPs + Blu-ray, edições Deluxe de dois CDs de Use Your Illusion I e II separadamente, versões standard de 1CD e 2LP de Use Your Illusion I e Use Your Illusion II separadamente. Em todos os formatos, os álbuns de estúdio Use Your Illusion I e Use Your Illusion II foram totalmente remasterizados pela primeira vez, a partir das gravações analógicas originais.
Os muito aguardados terceiro e quarto álbuns de estúdio dos Guns N’ Roses, “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II”, foram lançados originalmente em simultâneo a 17 de setembro de 1991. Com o enorme sucesso de “GN’R Lies” e “Appetite For Destruction”, a banda enfrentou não só a tarefa árdua de lançar um novo trabalho à altura da reputação que conquistara, como ultrapassar todos os excessos hedonistas que o seu estatuto lhes trouxera. Os Guns N’ Roses surpreenderam o mundo ao lançarem não um, mas dois novos álbuns de estúdio. Após o lançamento, “Use Your Illusion I” alcançou o segundo e “Use Your Illusion II” o primeiro lugar na tabela Billboard 200, em simultâneo, vendendo mais de 500 mil cópias nas primeiras duas horas de lançamento, com vendas estimadas de mais de 685 mil e 770 mil cópias, respectivamente, na primeira semana de lançamento.
“Use Your Illusion I” inclui uma versão explosiva de “Live and Let Die”, de Paul McCartney, o êxito “Don’t Cry”, que a NPR descreve como «uma das melhores baladas de hard rock», o hino de rock sinfónico dos anos “November Rain”, que alcançou o terceiro lugar no top Hot 100 da Billboard, tabela onde passou um total de 30 semanas, e detém o título de primeiro vídeo dos anos 1990 a atingir a marca de 1 mil milhão de visualizações no YouTube – aproximando-se agora dos 2 mil milhões de visualizações. “November Rain” é mesmo um dos grandes atractivos destas reedições, pois agora incluirá uma versão com orquestra de 50 membros, tendo sido recentemente gravada, dirigida e arranjada em 2021 pelo premiado compositor Christopher Lennertz. “Use Your Illusion II” inclui o single “You Could Be Mine”, o épico “Civil War”, que alcançou o 4º lugar na tabela Mainstream Rock Airplay da Billboard, “Knocking On Heaven’s Door” que, simplesmente, “deixou” de pertencer a Bob Dylan, além de uma versão alternativa de “Don’t Cry”, com uma letra diferente.

De resto, são muitas as canções aqui presentes, mas na sua maioria tratam-se de gravações ao vivo que os fãs há muito conhecem, sejam o concerto de Las Vegas, Rock In Rio, Budokan ou Hipódromo de Paris, aliás, muitos nem são exactamente bootlegs, pois já foram editados ou transmitidos noutros formatos. Se pensarmos que a super deluxe box set ascende quase a um valor de $500 (há uma edição mais em conta a custar $124.98), dir-se-ia que é muita parra e pouca uva. E olha que, por aqui, somos bem fãs, há décadas! Talvez fosse mais interessante ter versões despidas do apurado trabalho de sintetização que Axl Rose desenvolveu individualmente, durante as sessões de estúdio originais (como conta Slash na sua autobiografia). Talvez as versões mais cruas dos temas os aproximasse mais da era “Appetite For Destruction”, afinal muitos dos temas também remontam a esses tempos a sua origem. Também é atraente o referido livro de 100 páginas com fotografias nunca antes vistas e vários documentos coleccionáveis, tal como as versões remasterizadas dos álbuns originais.
A acompanhar o anúncio da reedição, os Guns N’ Roses estrearam a versão de “You Could Be Mine” gravada ao vivo em Nova Iorque, no Ritz Theatre, no dia 16 de Maio de 1991. E, uma vez mais, para algo anunciado como coisa nunca antes vista ou escutada com tratamento especial, esta actuação, mistura e masterização não entusiasmam por aí além, deixando a sensação de que esta é uma forma indigente de sacar uma nota preta aos fãs (aos que podem, pelo menos). Dispara no player. Em baixo, fica a lista completa com os temas presentes na reedição.

Um pensamento sobre “Guns N’ Roses, A Gigantesca Reedição de Use Your Illusion I & II”