Em Maio, Junho e Julho, a Hell Xis Agency promove uma série de concertos de autênticas instituições do hardcore, do norte ao sul do país, caso dos Comeback Kid, Agnostic Front e Terror.
A Hell Xis Agency não tem parado nos últimos meses – desde Dezembro, entre vários concertos dedicados ao punk hardcore luso, a promotora nacional já trouxe os Brujeria e os GBH ao nosso país – e este trimestre reserva mais três concertos obrigatórios. Nomeadamente, a micro tour de Comeback Kid, o regresso dos Agnostic Front a Lisboa e também o regresso dos Terror – com os Keepers of the Faith a passaram em duas datas em Portugal. Vamos por ordem…
De volta ao nosso país os Comeback Kid, que vão realizar três datas, no Porto, em Lisboa e em Loulé, nos dias 22, 23 e 24 de Maio, respectivamente. A banda canadiana traz na bagagem o seu novo registo de originais, “Heavy Steps”, editado em Janeiro de 2022 via Nuclear Blast. Há cerca de 20 anos que estes canadianos estão na linha da frente no que ao hardcore melódico diz respeito e, se houvesse um livro de regras acerca disso, acreditem que os rapazes tinham algo a dizer.
“Heavy Steps” é já o sétimo longa duração de uma carreira forjada na estrada, sendo seguro afirmar que esse é o habitat natural da banda. A capacidade de escrever canções, que mais se assemelham a verdadeiros hinos, tem sido aprimorada com o passar dos anos, tendo atingido por esta altura aquele ponto de rebuçado a roçar a perfeição.
Os Comeback Kid não têm medo de ser melódicos, mas também não se acanham quando têm de ser pesados ou rápidos e o resultado dessa fusão de diferentes sons é uma garantia de espectáculos verdadeiramente explosivos. Os ingressos para estes concertos já estão disponíveis através da Clockwork Store em versão digital e serão disponibilizados também à porta dos concertos.

★★★★★
Os Agnostic Front têm data marcada para Portugal na sua digressão europeia deste Verão. Será no RCA CLUB a 7 de Junho. Fundados nos anos 80 e apelidados de “Padrinhos do Hardcore”, a banda de Roger Miret e Vinnie Stigma regressa ao nosso país, depois de uma sala esgotada em 2019. Na altura, os nova-iorquinos celebravam os 35 anos de “Victim in Pain” e tinham novo disco de originais “Get Loud”. Desta feita, aproveitam esta digressão para celebrar os 40 anos do lançamento do seu primeiro EP “United Blood”, editado em 1983, e da sua própria carreira.
Vale a pena atentar na suma que a LOUD! faz desses dias vetustos da banda. Altamente influenciados pelo espírito e atitude típicos do punk rock, os demolidores seis minutos e vinte e dois segundos de “United Blood” foram a primeira declaração de intenções da banda liderada pelo vocalista Roger Miret e pelo guitarrista Vinnie Stigma, sendo ainda hoje considerado um dos singles essenciais — e, se quiserem, uma das pedras basilares — do movimento punk hardcore como o conhecemos e, sobretudo, do NYHC. Surgido nos anos 80, o movimento hardcore nova-iorquino afirmou-se desde logo como um reflexo intenso, mas preciso, de uma cidade em crise, e nenhuma banda tipificou melhor o som e a fúria da época do que os Agnostic Front.
Pegando na raiva inconformada, simples e veloz de bandas punk como os Ramones, Dead Boys e Dictators, eliminando as melodias e aumentando ainda mais a velocidade, o impacto e a raiva, Miret e companhia forneceram a banda-sonora perfeita e inevitável para uma cidade atolada em dívidas crime, com centenas de crianças carentes em Manhattan e nos bairros periféricos a formarem bandas para protestar contra as privações e preconceitos quotidianos da existência urbana.
E o mais curioso – e triste – é que, quatro décadas depois, temas como “No One Rules”, “Last Warning” ou “United Blood” continuam a fazer tanto sentido como quando foram lançados originalmente. Os bilhetes para o concerto já estão disponíveis aqui, pelo preço único de 22€.

★★★★★
Os norte-americanos TERROR vão fazer-se novamente à estrada pelo velho continente com a Pain Into Power Tour e, graças à Hell Xis Agency, a rota tem paragem marcada em Portugal a 1 e 2 de Julho, dias em que o inimitável Scott Vogel sobe ao palco da Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, e do RCA Club, em Lisboa, para apresentar o seu mais recente álbuns aos fãs lusos.
Influente banda de hardcore beatdown de Los Angeles, cujo som funde punk rock com thrash metal, os Terror são uma criação do ex-vocalista dos Despair, Sludgefest e Buried Alive. Emergindo em cena no ano de 2002, a banda teve um breve flirt com o sucesso mainstream em 2004 com o lançamento do segundo álbum, “Always The Hard Way”, que alcançou o #10 da Billboard Heatseekers em plena febre do metalcore. Lançamento subsequentes, como o muito aplaudido “Live By The Code” (de 2013), o demolidor “Total Retaliation”, de 2018, e o mais recente “Pain Into Power”, de 2022, viram o colectivo permanecer na vanguarda da cena hardcore norte-americana, com Vogel e o baterista Nick Jett a manterem-se como os únicos membros constantes do grupo.
«KEEPERS OF THE FAITH deve ter sido uma das músicas que se tornaram slogans com maior e melhor sentido. Manter a fé em nós e nos nossos, viver no que acreditamos e seguir em frente. Os Terror fizeram a sua estreia em Portugal, salvo erro, na primeira edição do Hell Xis Fest, em 2007. Voltaram cá diversas vezes em concertos que foram épicos, que permanecem na memória», refere a Hell Xis. Os bilhetes já estão disponíveis, para Faro e Lisboa. 2 dias, 2 concertos de uma das bandas mais emblemáticas do hardcore mundial. Não faltes!

Um pensamento sobre “Hell Xis, Trimestre Hardcore Deluxe”