O NAMM Show, ao contrário do habitual, será um evento único no Verão de 2022. Todavia, Janeiro permanece a época tradicional para que as marcas apresentem as suas novidades de catálogo, caso da Ibanez Guitars e das renovadas séries RG e AZ Premium.
A pandemia continua aí (dizem, muitos, a regredir para endemia) e todos os cuidados e bom-senso continuam a ser poucos. Depois de, no início de 2021, a Winter NAMM ter decorrido de modo virtual, em 2022 a importante feira foi adiada, passando para Junho em vez do habitual mês de Janeiro e deixando antever que não haverá a edição de Nashville. Ainda assim, por se tratar obviamente do primeiro mês do ano, Janeiro é a época tradicional de anúncios de novos produtos e catálogos anuais das marcas, caso da Ibanez Guitars.
A marca apresentou uma selecção de novos modelos RG e AZ Premium, aproveitando para actualizar as gamas com novas especificações. As novas RG passam a incluir, pela primeira vez, designs de construção thru-neck; na gama AZ estreia-se um modelo de sete cordas, novas madeiras na escalas (ébano ou rosewood) e pickups DiMarzio em configurações HSH. Vamos ver as principais características das novas guitarras…
Ibanez AZ Premium AZ427P1PB | É o primeiro modelo AZ Premium de sete cordas. Braço roasted maple com escala em rosewood, percorrida por 24 trastes jumbo de aço inoxidável, e corpo em basswood com o tampo em Poplar Burl. O hardware inclui ponte Gotoh e os afinadores MG-T da mesma marca, além da pestana Graph Tech. Na electrónica surge um par de humbuckers Seymour Duncan Hyperion 7 e o sistemas de alternação Alter e dyna-MIX 10, que faz abundar as variações sónicas. A Ibanez refere ainda que o switch Tap transforma o carácter dos humbuckers em single-coils bastante convincentes.
Ibanez AZ Premium AZ471QM | Neste modelo surgem três novidades nos specs dos modelos Premium: escala em ébano, pickups em configuração HSH e também a inclusão dos humbuckers DiMarzio – Air Norton no braço, True Velvet no meio e The Tone Zone na ponte. Corpo em basswood americano, com tampo Quilted Maple (cujo acabamento é um lindíssimo Black Ice Burst, demarcado por binding branco). O braço roasted maple tem a escala percorrida por 24 trastes inox. Também aqui a ponte e afinadores de bloqueio são Gotoh.
AZ Premium AZ42P1 | A AZ42P1 é outro modelo de escala em rosewood, replicando a maioria dos specs descritos no modelo AZ427P1PB (o primeiro aqui apresentado). Há algumas nuances no hardware e electrónica. Neste caso, o dyna-MIX10 permite as mesmas dez variações sónicas e o coil split, mas os PUs são unidades Seymour Duncan Hyperions. Já no hardware, também Gotoh, a ponte é um tremolo T1502.
RG Premium RGT1220PB | Cada um dos três novos modeolos RG Premium apresenta a mesma base de construção: corpo basswood, num neck-thru cujo braço Wizard III mistura sete folhas de maple e walnut, escala de ébano (com block inlays) e tampos Poplar Burl. As diferenças chegam nos acabamentos e electrónica. Este modelo está disponível em Antique Brown, numa configuração HH que compreende um DiMarzio Air Norton no braço e um The Tone Zone na ponte. O double-locking tremolo é um Ibanez Edge.
Ibanez RG Premium RGT1221PB | Construção, madeitas e PUs, tudo igual ao modelo 1220PB, todavia esta guitarra possuios sistemas dyna-MIX10 e Alter, para aumentar as possibilidades de switching. Também o hardware apresenta algumas diferenças com uma ponte Mono-rail em vez do tradicional sistema Edge. Disponível em Deep Twilight Flat.
Ibanez RG Premium RGT1270PB | Esta guitarra parte do modelo 1221 e acrescenta-lhe um single-coil True Velvet entre os dois humbuckers, desta feita ligados a um switch mais tradicional de cinco posições, em detrimento do dyna-MIX10. Tremolo double-locking Edge. Acabamento Deep Twilight Flat.
A marca ainda não apresentou todas as suas novidades formalmente, mas já podem consultar todos os instrumentos – incluindo guitarras semi e hollow body, acústicas e baixos – no site oficial. Ou, então, vão ficando atentos aqui ao tasco.
2 pensamentos sobre “Ibanez Guitars Arranca Catálogo de 2022”