Um dos guitarristas mais consensuais da nossa era, dono uma carreira com mais de cinco décadas e tremenda consistência. George Benson mantém-se fiel aos seus modelos de assinatura desde que lhes foram propostos pela Ibanez Guitars, em 1977.
Apreciado como músico e intérprete por milhões, George Benson teve sempre o duplo papel de peritagem no improviso e vibrante dinamizador. Tem colocado consistentemente e de forma estimulante a sua perspicácia artística ao serviço do ouvinte, conhecedor ou não iniciado. Arredondando a sua abordagem singular com um estiloso e sedutor rhythm and blues, conquistou uma reputação à prova de bala como uma das estrelas mais empreendedoras e envolventes da música.
Na década de 60, quando começou, ninguém podia imaginar onde chegaria e a consensualidade que iria congregar. Essencialmente, esses foram os anos de formação especializada, ao lado de lendas como Wes Montgomery ou Brother Jack McDuff. Então chegou “The New Boss Guitar” e o contrato com a Columbia, onde passou a criar ao lado de alguns dos mais vibrantes instrumentistas jazz dessa era, casos de Stanley Turrentine, Ron Carter e Freddie Hubbard. Na década de 70, a sua ascensão estava a tornar-se meteórica e uma empresa de guitarras, também ela emergente, propôs-lhe um modelo de assinatura. Neste aspecto, o resto é história…
São já 45 anos de relação! Foi em 1977 que a lenda jazz George Benson se juntou à, na altura, emergente Ibanez, para criar a primeira George Benson Signature Guitar. Desde então, os modelos de assinatura do guitarrista receberam louvores de impressa e músicos em todo o mundo, tornando-se uma das parcerias mais reconhecidas no universo da guitarra eléctrica. O guitarrista é mais apegado aos modelos GB200 e GB10. Actualmente, estão em produção seis: LGB 300, GB10SE, GB10, GB10SEFM, LGB30 e GB10EM. Podem descobrir os specs de cada um na página oficial dos instrumentos.
No momento de celebrar a marca dos 40 anos, a Ibanez estreou na NAMM’17 a guitarra George Benson 40th Anniversary Signature Model. Na altura, em reportagem para a AS, tivemos a sorte de andar por lá e ver a guitarra em primeira mão, que aqui recordamos.
A GB40THII é um modelo hollow body em flamed maple, com tampo em spruce sólido. O novo corpo é um pouco mais compacto que o dos modelos anteriores e é conjugado com um braço (set-in) delgado de três peças de maple. Este design cria um som excepcionalmente caloroso e aberto, com excelente resposta, projecção e sustain. Os trastes são médios, com tratamento Artstar nas arestas; o nut é um híbrido de osso e bronze. Os pickups são unidades GB Special (ponte e braço). Outras características em destaque são o inlay especial do 40º aniversário, na cabeça, os inlays na ponte e tailpiece e o hardware dourado. A GB40THII é um instrumento que esbanja elegância.









