Apenas dois meses após a última, há nova actualização de firmware (1.3.11) na TC Electronic Plethora X5 a corrigir alguns bugs e melhorando algumas funções, aqui resumidas.
Em Setembro de 2019, a TC Electronic anunciou sem quaisquer detalhes um pedal multi-efeitos que seria “pau para toda a obra”. Mas depois disso nunca mais surgiu qualquer outra informação sobre o produto, nem no final desse ano, quando começam os anúncios do que irá estrear na NAMM, nem depois na própria exibição em Anaheim, que decorre tradicionalmente em Janeiro. Foi já em Fevereiro de 2020 que, de repente, a marca dinamarquesa revelou oficialmente a Plethora X5 TonePrint Pedalboard. Trata-se de uma pedaleira com cinco secções de efeitos separadas, cada uma com o seu específico footswitch MASH (design sensível à pressão). Basicamente, a Plethora X5 contém cada um dos modelos de pedais TonePrint que a TC lançou até ao momento e que incluem efeitos como pitch-shifting, delay, reverb, enfim praticamente qualquer tipo de modulação que se possam lembrar.
Sobre a Plethora X5, podem descobrir muito mais no artigo que lhe dedicamos. Aquilo que aqui nos traz é a actualização de firmware de Janeiro passado, que apresentava alguns bugs, e a correcção da mesma, que saiu há poucos dias. Já está, portanto, disponível a versão de firmware 1.3.11, carregada com correcções e algumas melhorias na experiência de utilização. O link para download – http://ow.ly/Pw9750Ia1rZ.
Resumidamente, esta actualização acrescenta correcção na modulação e frequências graves dos efeitos de delay Alter Ego e Flashback II; correcção na modulação (no subtipo “vibrato”) do Corona Chorus e do Vortex Flanger; reactivação da rampa de vibrato no Alter Ego, no Flashback II, no reverb Hall Of Fame II, no octaver Sub ‘N’ Up e no Viscous Vibe. Depois há alguns ajustes como a limitação automática de feedback nos 80%, no Flashback II e no Alter Ego, quando o efeito está desactivado e em modo buffered bypass. Desta forma evita-se derivação de oscilação. Portanto, respeita-se a definição de feedback acima dos 80% e podem obter-se trails de oscilação voláteis no bypass, se assim se desejar. Foi também aumentada a rapidez de comutação entre os modos Play e Edit, evitando lentidão no interface do utilizador. Por fim, foi melhorada a estabilidade da unidade quando se trocam circuitos pesados no CPU.
Um pensamento sobre “TC Electronic, Nova Actualização de Firmware na Plethora X5”