Ibanez Guitars, Os Modelos de Assinatura 2022

A Ibanez Guitars aumentou o seu catálogo de 2022 com actualizações nos acabamentos nas suas guitarras de assinatura, bem como novas versões e actualizações a modelos já existentes de guitarristas como Tom Quayle, Jake Bowen, Kiko Loureiro, Nita Strauss, George Benson e até os dinossauros do shredding Satriani e Steve Vai.

Depois de, no início de 2021, a Winter NAMM ter decorrido de modo virtual, em 2022 a importante feira foi adiada, passando para Junho em vez do habitual mês de Janeiro, eliminando o certame tradicional de Nashville. A Winter NAMM, tradicionalmente organizada durante o mês de Janeiro, em Anaheim, Califórnia, teve lugar entre os dias 3-5 de Junho de 2022. Portanto, as novidades são muitas, como provam os acrescentos que a Ibanez Guitars fez ao seu catálogo de 2022, depois do primeiro anúncio em Janeiro.

As novidades estão relacionadas com modelos de assinatura e, desde logo, com o novíssimo desenho monocorte para o virtuoso Tom Quayle, a TQMS1-CTB. A Ibanez TQMS1-CTB é o segundo modelo de assinatura de Quayle na Inabez, sucedendo à TQM1, agora num design estilo Tele. Partilhando muitos dos specs de um modelo da série Ibanez AZ, esta guitarra tem um corpo em alder, com tampo em maple; braço roasted maple, com escala rosewood e 22 trastes de aço inoxidável em tamanho jumbo. No hardware destaca-se a ponte de estilo Tele, uma unidade Gotoh T1802. Inclui também o Alter Switch Ibanez, permitindo aos guitarristas experimentarem uma multiplicidade de séries e combinações de pickups single-coil.

Designada Ibanez JBM9999-AMM, a nova assinatura de Jake Bowen introduz uma colossal escala em ébano com 27 trastes – para quem não consegue viver sem mais uma oitava em Mi menor para a pentatónica. O modelo também ostenta uma configuração HS composta por novos pickups single-coil e humbucker custom – algo que o distingue dos designs anteriores do músico, o JBM27 e o JBM10FX. Tal como na nova guitarra de Quayle, também há um único botão de volume e o switch de cinco vias que permite múltiplas configurações.

A nova espampanância dourada de Satriani, a Ibanez JS2GD, surge na tradicional configuração HSS do shredder. Os specs são similares ao mais recente modelo de assinatura de Satch, consistindo num corpo de alder, braço em maple e escala em rosewood. Cada pickup tem interruptor específico, no controlo de tone há circuito coil-tapping bobina e no de volume um filtro high-pass. Mas há mais assinaturas com novos acabamentos, nomeadamente as de Nita Strauss, Kiko Loureiro e Steve Vai. Anteriormente disponível em Onyx Black e Stallion White, a Steve Vai PIA3761C surge no acabamento Blue Powder – empregando hardware cromado em oposição ao tradicional dourado que os modelos originais seguiram.

Na Strauss JIVA10 há mais algumas alterações. Desde logo, este modelo passa a estar disponível para canhotos. Depois, além do novo visual Ghost Colourway, a segunda versão, a JIVAX2, surge com um tremolo Edge-Zero na ponte ZPS3. O braço também é novidade, uma mistura em cinco folhas de maple/wenge.

Quanto a Kiko Loureiro, o shredder brasileiro aplicou apenas algumas modificações aos specs de uma GB10 original da marca. No seu habitual acabamento vermelho, temos a nova tailpiece GBSP10, uma nova ponte em ébano e um par de humbuckers especiais GB, controlados através de um normal switch de três vias. A celebrar 45 anos, a assinatura de George Benson com a Ibanez Guitars também foi alvo de novidades. Podem descobrir mais sobre esse modelo e vasculhar os specs destas novas assinaturas no catálogo de 2022 no website da Ibanez.

Um pensamento sobre “Ibanez Guitars, Os Modelos de Assinatura 2022

Leave a Reply