IV Doomed Fest 2023

A quarta edição do festival de Viseu dedicado ao doom e ao black metal tem lugar dia 11 de Fevereiro, na Cervejaria Santo Graal, na cidade de Viriato. Uma produção Fora de Rebanho – Associação Cultural, o cartaz mescla bandas ibéricas.

Dia 11 de Fevereiro, Viseu torna a receber o culto do Doomed Fest. O cartaz da 4ª edição do festival reúne, como se vai tornando tradicional bandas nacionais e projectos dos nuestros hermanos. A saber, vão subir a palco os Narbeleth, os Pé Roto, os Akouphenom e os Lord of Confusion.

Começamos a sondagem ao cartaz pelos Lord Of Confusion. O quarteto define-se como doom, com influências de rock psicadélico. Carlota Sousa, na voz e teclas, Danilo, na guitarra, Nelson Figueiredo, na bateria, e João Fonseca, no baixo, formam o grupo. O primeiro álbum da banda intitula-se “Evil Mystery” e foi produzido no Garage 16 Studio. É uma edição conjunta do selo nacional Gruesome Records com a independente norte-americana Morbid And Miserable Records. A banda de Leiria possui outros dois registos na sua discografia, o EP datado de 2019 e intitulado “Burnin’ Valley”, e o ao vivo “Witchmantia (Live At Teatro Capitólio)”, de 2020. Ambos podem ser encontrados no Bandcamp dos Lord Of Confusion. Agradaram a fãs de Pentagram, Sleep, Saint Vitus, Black Sabbath, Electric Wizard e Black Widow.

Os galegos Akouphenom, depois do álbum de 2015 (“Sublimation”), lançaram mais recentemente splits com Kusk e La Hije Del Carroñero. Nos seus registos discográficos destacam-se a ferocidade da fusão black, death e war metal, o horror atmosférico e interessante execução técnica. Isto para dizer que, ao vivo, serão certamente capazes de exalar mais poder do que aquele que congregam nas suas produções DIY.

Banda de Braga, os Pé Roto têm vindo a cimentar progressivamente a sua sonoridade. A banda aponta o sludge à sua sonoridade, mas será mais prudente em circunscrever a sua estética ao stoner. Com o desespero vocal, que paira sobre a densidade dos repetitivos riffs, expressado em português, a proposta sónica é apelativa. Instrumentalmente a sensação é de que, estabelecida a solidez, passa agora a haver maior margem de crescimento. “Tormento”, o segundo álbum, tem edição no dia 10 de Fevereiro, com os selos Raging Planet/Doomed Records, e será apresentado oficialmente ao vivo no festival.

Com as primeiras sombras despoletadas em Havana, Cuba, o negrume dos Narbeleth paira hoje sobre Pontevedra, Galiza. A sua discografia impõe reverência. “Svmma Cvm Nox Arcana” (2021) é o registo mais recente. O álbum está cheio de riffs grandiosos, na sua projecção ambiental e nas progressões melódicas; o seu sentido repetitivo induz a um transe hipnótico; os blasts possuem a ferocidade tradicional e o baixo possuem uma relevância nem sempre presente entre a estridência de guitarras do black metal tradicional. Immortal, Judas Iscariot ou Arckanum (mas com um conceito de produção radicalmente distinto), são talvez as referências que vos poderão guiar enquanto receptáculos das trevas que a banda irá invocar no concerto.

O festival (página oficial Doomed Fest), uma produção da Fora de Rebanho e acontece na Cervejaria Santo Graal. Os bilhetes para o evento – cuja lotação é vincadamente limitada – custam sete euros, estão comercializados no local do evento e na loja A Tribo. No próprio dia, o preço passa a ser de 10 euros.

Leave a Reply