Jimmy Page & Robert Plant Entronados em Glastonbury

“No Quarter” provou que Jimmy Page e Robert Plant ainda eram capazes de reavivar as cinzas do intenso fogo discográfico dos Led Zeppelin. A 25 de Junho de 1995 foram coroados diante de 100 mil pessoas, no Festival de Glastonbury.

Neste dia 25 de Junho, no ano de 1995, Jimmy Page e Robert Plant apresentaram-se no imenso palco do Festival de Glastonbury. A ocasião foi a promoção de “No Quarter”, o fabuloso álbum em que o guitarrista e o vocalista dos Led Zeppelin exploram novas cores musicais e fontes estéticas sobre o catálogo do lendário grupo britânico, a que juntaram uma mão cheia de novas composições, nomeadamente “Yallah”, “City Don’t Cry”, “Wonderful One” e “Wah Wah”. Inserido na série “UnLedded” da MTV (quando o canal tinha relevância editorial na música) e editado em 1994, o álbum foi gravado ao vivo em Londres, no Reino Unido, no País de Gales e Marraquexe – capital de Marrocos durante a dinastia almorávida e o Califado Almóada. Os dois históricos rockers foram acompanhados, na diatribe acústica e semi-acústica, por vários músicos rock e, mais notavelmente, por um ensemble de cordas marroquino e uma orquestra egípcia. O sabor mediterrânico e médio-oriental impera nesse fenomenal e algo ostracizado registo.

Em 1995, o concerto em Glastonbury teve direito a transmissão na rádio e na televisão. Jimmy Page recorda «um dia muito ventoso, com os elementos atmosféricos e a sua luta com o vento a bombardearem o som, assim que este era debitado pelo sistema PA, debilitando o seu impacto. Mas foi arrebatador tocar em Glastonbury e tocámos muito bem, para uma audiência que estava interessada na nossa música». A organização vendeu 80 mil bilhetes, mas há relatos oficiosos de cerca de, pelo menos, mais 20 mil pessoas terem forçado as vedações limítrofes do recinto e acedido ilegalmente ao festival.

A setlist⁣ nessa ocasião foi mais eléctrica que no disco e incluiu alguns clássicos de Zeppelin, mais aproximados à sua versão original, e até uma homenagem aos Doors, por exemplo. A ordem dos temas foi: The Wanton Song⁣; Bring It On Home⁣; Thank You⁣; No Quarter⁣; Gallows Pole⁣; Since I’ve Been Loving You⁣; The Song Remains the Same⁣; Friends⁣; Calling to You⁣; Smokestack Lightning⁣; Break On Through (to the Other Side)⁣; Dazed and Confused⁣; Calling to You⁣; Four Sticks⁣; In the Evening⁣; Kashmir⁣.

O concerto tem sobrevivido até aos nossos dias graças a bootlegs da transmissão televisiva. Disparem o player em baixo (a transmissão começa em “No Quarter”). A foto na entrada do artigo é de Ross Halfin.

Leave a Reply