“Sirens” é o single de estreia da cantora, compositora e produtora avant-pop lisboeta Lisa Lex. A canção é extraída do EP em advento.
“Sirens” é uma exploração das lutas internas que todos enfrentamos de tempos em tempos. Lisa usa a sua voz sensual para compartilhar com o mundo os seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, usando a música como uma ferramenta para processar a dor e, mais importante, abraçá-la. Letras honestas, carregadas de notas melancólicas de harpa, capacitam os ouvintes a superar esses pensamentos sombrios e tempos difíceis.
Sobre a inspiração por trás desta canção, Lisa diz: «’Sirens’ consiste em mergulhar profundamente no subconsciente. Sobre a liberdade suprema que vem da cura de nós próprios. Quão belo seria finalmente libertarmo-nos dos nossos próprios demónios? Para nos sentirmos melhor, muitas vezes empurramos a dor para dentro dos mais profundos meandros do subconsciente. Pensamos que assim a tristeza desaparecerá, como que por magia. A verdade é que não desaparecerá. A única forma de o fazer é reconhecê-la. Olhar a besta nos olhos, enfrentá-la, senti-la. Sentir tudo, a onda de sofrimento, a lava. Só quando o deixarmos fluir naturalmente através de nós, eventualmente desaparecerá. Só então a dor folagará o aperto em que nos tinha e seremos verdadeiramente capazes de a deixar partir».
O lançamento do single é acompanhado por um vídeo filmado em Portugal e realizado por Lisa. Nascida em Seattle, a cantora de Lisboa escreveu a sua primeira música aos 11 anos para lidar com o seu primeiro desgosto. Esse foi o momento em que percebeu o incrível poder das palavras e o seu amor por contar histórias. «Quando estou a fazer música sinto-me totalmente eu e sinto-me como um sobrehumano», diz Lisa. A jovem mudou-se para Portugal depois de fugir de um ambiente repressor, que não apoiava o seu amor pela música.
“Sirens”, assim como todo o EP que chegará em breve, é escrito, interpretado e produzido por Lisa e é masterizado por Rafal Smolen. A sua sonoridade é uma fusão de pop experimental, trip hop e sons cinematográficos e da natureza com influências de melodias do Médio Oriente.
A foto que ilustra o artigo é de Kasia Sekula. Podem disparar a etérea “Sires” no player seguinte. Podem encontrar Lisa Lex no Facebook, Instagram e TikTok.
Um pensamento sobre “Lisa Lex, O Vanguardismo Pop e Exotismo Mediterrânico de “Sirens””