Herdando a força directa da mensagem dos cantores da nossa Revolução e com exploração da música urbana dos nossos dias, Luís Varatojo prepara-se para editar o segundo álbum de Luta Livre. “Panela de Pressão” é o primeiro single.
Um dos nossos mais geniais compositores, Luís Varatojo (músico ligado a projectos como Peste & Sida, Despe & Siga, Linha da Frente, A Naifa ou Fandango) criou em 2020 o seu novo projecto Luta Livre, que resulta de «um olhar interventivo sobre a sociedade e a actualidade». Ao longo dos 12 meses anteriores, Varatojo partilhou seis dos 10 temas do disco que chegou no dia 05 de Fevereiro de 2021. Luta Livre vai buscar a tradição de «Zeca Afonso, José Mário Branco, Clash ou Gil Scott-Heron, mas com uma linguagem estética aplicada à vida contemporânea, feita de ecrãs, redes sociais, frases curtas, movimentos rápidos», lia-se no comunicado de imprensa. A realidade seria ainda mais excitante.
«Desde as primeiras notas e beats retorcidos de “Política” percebemo-nos diante dum funk de excêntrica composição, misturando as linguagens urbanas do hip hop, com extravagância de samples, com síncopes transatlânticas e um cheirinho punk e, mais especificamente dos Clash na sua fase mais popular, ali por alturas do “Combat Rock”, bases tão estimadas por Varatojo e parte das raízes. Mas também há algo de Frank Zappa quando nos bate um tema como “Iniquidade”. Vamos lá ver, parece mal citar de enxurrada referências ao disco de um músico, ele próprio, de referência. Fazemo-lo apenas para, vendo as que apontamos, se perceba a magnitude deste trabalho que, ainda que lhe falte a vertente romântica, pelo seu vibrante corpo sónico, é como o “Viagens” (o álbum de estreia de Pedro Abrunhosa e Bandemónio) da nossa era, mas ainda mais vanguardista. Infelizmente, devido ao agudo empobrecimento cultural e pífio critério actual dos media, não será celebrado da mesma forma», é desta forma que descrevemos o estupendo disco de estreia de Luta Livre, um dos álbuns que elegemos na lista dos melhores discos de 2021.
Pois bem, entre a pandemia e a guerra, Luís Varatojo escreveu outro álbum. O segundo disco de Luta Livre tem edição marcada no dia 31 de Março de 2023. O primeiro single, “Panela de Pressão“, que aborda, sem paninhos quentes, a dura realidade em que vivemos, segue a linha de comunicação encetada em 2020 e conta com um videoclipe de animação da autoria de Cristina Viana. «A crise aumenta e o povo não aguenta», a palavra de ordem que ecoa no refrão, é, ao mesmo tempo uma constatação e um grito de revolta.