Mark Guiliana, The Sound Of Listening

Em contraste acentuado com o anterior “BEAT MUSIC!”, este álbum de Mark Guiliana é um exercício de contemplação e serenidade.

Depois dos seus aclamados álbuns em quarteto “Jersey” e “Family First”, este terceiro lançamento é tudo aquilo que se esperaria de Mark Guiliana, ao mesmo tempo que leva a música em novas direcções que nunca lhe víramos antes. Em completo contraste com o seu último trabalho “BEAT MUSIC!”, “the sound of listeng” (intencionalmente grafado em minúsculas) é um álbum profundamente honesto e expressivo de um músico que sabe para onde se dirige e o que quer dizer ao lado de pessoas em quem confia totalmente.

O título e a ideia por detrás deste “the sound of listening” é retirado do livro “Silence” de Thích Nhất Hạnh, que considera, como Mark explica, «o silêncio interior necessário para observar verdadeiramente o mundo». Em “the sound of listening” é reunida a totalidade da amplitude composicional das influências acústicas e electrónicas de Mark, intercaladas com vinhetas em miniatura numa voz unificada: o álbum fala da própria viagem e pensamento de Mark na sua relação com a música – para ver o mundo e a sua presença dentro dele através de uma lente bem aberta, onde as diferenças são unificadas e as perspectivas alinhadas.

Títulos de temas incluindo “a path to bliss” e “the most important question”, reflectem a resposta apaixonada de Mark à sua própria exploração e caminho para a serenidade, que toma o centro das atenções neste álbum meticulosamente pensado e introspectivo.

Ao longo da sua carreira, Mark construiu um vasto culto de seguidores para os seus próprios projectos, bem como com colaborações-chave com nomes como Avishai Cohen, Brad Mehldau, Gretchen Parlato, Meshell Ndegeocello, o falecido grande David Bowie, e mais recentemente St. Vincent. O álbum “the sound of listening” reafirma a sua autoridade como artista, onde a expectativa é que não há expectativa.

A acompanhá-lo estão Jason Rigby (saxofone tenor), Chris Morrissey (baixo) e Shai Maestro (piano). O disco foi gravado e misturado por John Davis no Bunker Studio, Brooklyn, NY, em Março de 2022. No mês seguinte, no mesmo local, Alex DeTurk trabalhou a masterização. A edição chegou no dia 07 de Outubro de 2022, via Edition Records.

Leave a Reply