Meio Século (+) das Baterias Yamaha

Surgidas no final da década de 60 e impulsionadas pela lendária Recording Custom, na década seguinte, as Yamaha Drums tornaram-se um dos mais sólidos pilares da música popular, em salas de ensaios, palco e estúdio. Eis alguns dos mais superlativos drum kits na riquíssima história da marca nipónica.

Foi em 1967 que  a Yamaha Corporation criou a subsidiária Yamaha Drums. Desde a sua fundação, a Yamaha passou de criar peças de percussão para bandas filarmónicas e orquestras (o que continua a fazer) até criar alguns dos kits de bateria mais aclamados na história da música. Desde o lançamento das primeiras baterias, a D20 e D30, que a marca continua a utilizar os conceitos e tecnologias mais adequadas a cada época e estilo musical. Propomos olhar alguns produtos, de diferentes tipologias e recursos, mas quando se pensa na história das baterias da marca, há uma besta lendária que reina acima de todas as outras…

Originalmente lançada em 1975, a gama de baterias Recording Custom (na altura conhecida por gama 9000) tornou-se venerada por músicos, engenheiros de som, estúdios, roadies, groupies… Já perceberam a ideia! A Recording Custom tornou-se mesmo uma das baterias mais gravadas na história, com o seu design totalmente desenvolvido em birch a tornar-se pivotal no desenvolvimento da construção moderna de bateria.

Na antecâmara do seu 50ª aniversário, em 2016, a marca fez um upgrade a essa tremenda bateria que é a Recording Custom. Para o fazer, a Yamaha juntou-se ao magnífico Steve Gadd para redefinir o design Recording Custom, potenciando ainda mais o som da bateria e adequá-lo às exigências dos bateristas actuais.

Steve Gadd descreve o processo: «Passei os últimos três anos a reunir-me com o pessoal da investigação da Yamaha com o objectivo de actualizar a gama Recording Custom. Transmiti-lhes as minhas ideias durante todo o processo. Como resultado, tudo é um passo adiante ainda que se mantenha a tradição Recording Custon. Penso que fizeram um excelente trabalho, as baterias soam bem e estou entusiasmado por vê-las estrear, para que as pessoas possam vê-las e, mais importante, ouvi-las». Steve Gadd, além de dar uns toques, explica o conceito, desenvolvimento e specs das novas Recording Custom no vídeo seguinte. Mais info e specs na Yamaha.

FÉNIX

Introduzida ainda na primeira década do novo milénio, a PHX (Phoenix) Series é a gama de maior elite das baterias Yamaha, mantendo-se até hoje como o melhor absoluto que a marca pode oferecer. Actualmente as baterias estão disponíveis com folhas exteriores dos cascos em maple ou burled ash e hardware cromado ou dourado. Por estes dias, há quatro acabamentos disponíveis na folha de maple: Matte Natural; Matte Black; Polar White e Cherry Sunburst. No burled ash são: Garnet Fade; Sapphire Fade; Turquoise Fade; Textured Amber Sunburst e Textured Black Sunburst. Quanto à madeira dos cascos, é composta por uma mistura folhas (com densidade de 11 milímetros) de diferentes madeiras que são, progressivamente, mais “duras” do centro para o exterior.

No núcleo surge uma folha jatoba – uma madeira muito dura e que serve de âncora ao som fundamental do casco. Está entalada entre duas folhas de kapur – uma madeira da família do mogno, que acrescente calor ao som da bateria. Depois surgem as folhas de maple, que arredondam o som, acrescentando frequências médias e agudas aos cascos. Opcionalmente, a folha exterior pode ser o burled ash, misturado com o maple.

Foi com estas baterias que a Yamaha inaugurou a sua engenharia de construção híbrida e só nos conseguimos recordar de um exemplo de cascos mais densos, os 12 milímetros dos modelos Sonor Signature, da década de 80. As Phoenix são construídas exclusivamente em regime Custom Shop.

TROVÃO

Em 2017, a Yamaha celebrou 50 anos na construção de baterias com a edição de um drumkit super exclusivo, mas também recuperou a lendária gama de entrada inspirada em Rydeen (o deus do trovão japonês). Com base no aclamado kit Absolute Hybrid Maple da Yamaha, o modelo do 50º aniversário apresenta-se com cascos com camadas exteriores feitas de duas variedades de madeiras exóticas incríveis e lugs (tensores) dourados que relembram o antigo kit Maple Custom. Símbolos especialmente processados e peles frontais acrescentam um toque de luxo a este lançamento limitado de cinquenta kits de cinco peças. Foram criados dois conjuntos, o Birdseye Maple Amber Sunburst e o Curly Maple Antique Natural. Diferem nas espécies de maple na construção e partilham as características de design como os lugs dourados, a pele com o brasão único da fénix Yamaha e símbolos em alumínio e madeira, criados com técnicas de processamento de laser em madeira. Os métodos são idênticos aos usados na criação de interiores de veículos de luxo. Já o conceito de design da gama Rydeen foi criar uma bateria de gama económica capaz de conter os pressupostos básicos de qualidade sonora e resistência dos modelos de elite da marca. Assim, o novo drumkit conta com cascos de 6 folhas de poplar e com ferragens onde se incluem os originais Yamaha Ball Camp Tom Holders.

As Rydeen estão disponíveis em seis acabamentos diferentes: Black Glitter, Silver Glitter, Burgundy Glitter, Fine Blue, Hot Red e Mellow Yellow. Há duas configurações de cinco peças disponíveis: a maior inclui bombo (22’’), timbalões (10’’ e 12’’) e timbalão de chão (16’’); a mais pequena tem um bombo de 20’’ e o timbalão de chão de 14’’. Ambas as configurações estão acompanhadas por uma tarola de 14’’. O hardware nas Rydeen é um conjunto Yamaha HW680W.

HÍBRIDOS

Uns anos antes, em 2014, num trabalho para Arte Sonora, estive na Winter NAMM, em Anaheim, onde Greg Cane (Yamaha Drums) me apresentou, em primeira mão, a nova Absolute Hybrid Maple e a renovada Stage Custom Birch. Specs e acabamentos, de cada um dos modelos. Estas foram das mais importantes novidades na área da bateria na feira desse ano. Como o nome indica o modelo Absolute Hybrid Maple combina o núcleo em madeira dura de Wenge com as placas exteriores em Maple Norte-americano.

Esta configuração única produz uma bateria com uma expressão tonal única e com uma larga extensão dinâmica que reproduz com exactidão as nuances de cada interpretação. Este modelo contém um puxador (estilo gancho) originalmente desenhado para a Série PHX, que faz sobressair o tom natural do tambor sem entrar em conflito com o casco. Para além de permitir uma fácil substituição de peles estes puxadores permitem uma afinação precisa.

Absolute Hybrid Maple

Outras características nesta série são as esteiras/registos de pistão. Suportes inclinados para pernas de timbalão de chão, um suporte super leve de bombo com o mesmo estilo apresentado nas Series Live Custom. Com veios diagonais e cascos com sistema Air Seal estes cascos produzem um som consistente e forte. Podem disparar o vídeo e activar as legendas. Mais detalhes e specs no site oficial.

Depois, em 2019, a Live Custom Hybrid Oak foi buscar inspiração ao conceito das baterias Yamaha PHX e Absolute Hybrid Maple, para apresentar uma folha fenólica densa entre duas folhas de carvalho (Oak). Sempre pioneira nas baterias de carvalho, a Yamaha melhorou significativamente a nova Live Custom ao dar especial enfâse ao ataque e projecção. A técnica de acabamento tradicional japonesa conhecida como “UZUKURI” foi adaptada para poder ser aplicada em baterias. Neste processo, é aplicada uma lixa nas áreas mais suaves do grão da madeira e, em seguida, todo o casco é revestido com uma camada muito fina de tinta preta. Antes do revestimento final é aplicada novamente uma lixa, num processo que realça a beleza natural do grão de carvalho.

Apresentando um design em torno dos lugs Absolute, os pesos suportados pelo bombo nos pontos dos lugs atenuam as frequências médio-graves, resultando num som de bombo colossal e centrado. Os lugs exclusivos Absolute da Yamaha, com um design sofisticado, acrescentam um toque de classe à Live Custom Hybrid Oak. O bombo apresenta ganchos die-cast, redesenhados para proporcionar um funcionamento livre de ruído, graças à colocação de uma placa adicional de inserção. Os suportes das pernas do timbalão de chão incluem parafusos de orelha. Foram desenhados para apertar rapidamente e com toda a segurança as pernas do timbalão de chão mas sem causar nenhum dano, e para otimizar o controlo do decay.

Yamaha Live Custom Hybrid Oak

Uma evolução natural do sistema YESS II, o YESS III reduz ainda mais o amortecimento acústico. Permite que o timbalão vibre ainda mais livremente, o YESS III oferece ainda mais sustain e volume natural. Por fim, aros mais grossos proporcionam um som mais firme uma resposta mais nitica, além disso os timbalões estão equipados com peles Remo Emperor, conhecidas pela sua grande durabilidade e sonoridade profunda. Mais informação, specs e cores na Yamaha.

CATEGORIA, PREÇO & MOBILIDADE

As baterias Stage Custom estão entre as mais aclamadas da história. A Yamaha tem actualizado estes modelos, mantendo a sua vitalidade, e em 2020 colocou os famosos drum kits ao alcance de mais músicos, através de um conjunto de entrada com uma excelente relação qualidade/preço, o Stage Custom Hip. A nova bateria responde a uma tendência actual, a de conjuntos fáceis de transportar, assumindo o papel de “segundo” drum kit, para andar na estrada e para se adequar a palcos mais reduzidos. Ainda assim a Stage Custom Hip não tem dimensões tão reduzidas como é normal nesse tipo de baterias. O bombo é um 20’’x 8’’, dono de graves cheios de profundidade. Depois temos o timbalão de chão com 13’’ x 8’, que pode ser convertido em tarola! A tarola de base é uma 13’’ x 5’’ e a completar o kit está um timbalão 10’’ x 5’’. A Stage Custom Hip é totalmente construída em birch, em cascos de seis folhas, que vêm da actualização de 2014, quando a Yamaha actualizou os cascos com o mesma espessura de camadas usada nas Live Custom e arredondou os contornos para um maior contacto entre o casco e a cabeça, o que produz um som mais cheio.

Os apertos estilo Absolute, que se prende ao casco com um único parafuso, requerem menos buracos no casco e menos metal dentro da bateria, permitindo que o instrumento ressoe com mais corpo. Sinceramente, foi uma das “Baterias do Ano” de 2020! A Stage Custom Hip está disponível em três acabamentos Natural Wood, Raven Black e Matte Surf Green. Mais info na Yamaha.

Um pensamento sobre “Meio Século (+) das Baterias Yamaha

Leave a Reply