Metallica, Freeze ‘Em All

Em 2013, com um fogoso concerto na Estação Argentina de Carlini, os Metallica tornaram-se a primeira e (até hoje) única banda a tocar nos sete continentes no espaço de um ano. Eis o bootleg [pro-shot] oficial das lendas do thrash.

Os Metallica anunciaram a edição de “72 Seasons” em 2023. «Sim, leram correctamente… Finalizámos a gravação no (nosso) quartel general e o nosso 12º álbum de estúdio está a chegar! Já passaram seis anos desde o “Hardwired… To Self Destruct”, então concluímos que era chegada a hora de novas músicas. Com 12 faixas, totalizando 72 minutos, “72 Seasons” vai chegar a todos os lugares onde se pode consumir música na sexta-feira 14 de Abril de 2023», surpreenderam os veteranos thrashers em press release lançado no dia 28 de Novembro de 2022.

Naturalmente, após 72 duas Estações, estão a ficar velhotes, não há volta a dar. Lars Ulrich, falou com o Courier Mail sobre o quão dura pode ser uma digressão e revelou que, agora que todos os elementos dos Metallica estão na casa dos 50, a banda tem cada vez mais a preocupação com a sua saúde física e mental. Afinal, como o nosso Variações tão bem resumiu, «quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga». Um dos métodos que os Metallica estão a usar é as saídas curtas, segundo Ulrich: «Saímos em tour durante algumas semanas de concertos e regressamos a casa para recarregar baterias. A melhor coisa deste método é que te podes sempre apoiar no facto de que em breve estarás em casa a descansar». Há cada vez mais bandas a optar por esta estratégia.

Para Lars Ulrich, esta combinação de estrada e retiro caseiro permitiu aos Metallica «encontrar um equilíbrio para ter tanto estabilidade física quanto mental». O baterista acaba por dizer que os Metallica não têm qualquer intenção de parar a sua carreira e pretendem prosseguir com digressões durante um bom tempo, inspirando-se em verdadeiros papa-léguas como Paul McCartney, Neil Young e os Rolling Stones. É que, apesar de tudo o que possa ser dito de mau sobre eles, os californianos fartam-se de trabalhar. Os homens já tocaram até na Antártida, por amor de Deus!

Os Metallica contam com mais de 125 milhões de álbuns vendidos no mundo inteiro, uma catrefada de prémios GRAMMY, cinco álbuns consecutivos que chegaram a #1 nos tops internacionais e um sem número de concertos ao vivo que acabaram por colocá-los na 15º edição do livro do Guinness. O espectáculo ao vivo na Antártida no dia 08 de Dezembro de 2013 foi o marco que permitiu à banda o recorde nunca antes conseguido.

Inserido numa acção promocional da Coca-Cola Zero, o concerto teve lugar na Estação Argentina de Carlini, dedicado a um grupo de 120 cientistas e vencedores de concursos. Depois da longa experiência em digressões, a banda nem se apercebeu do feito e comenta “Ainda bem que alguém estava a tomar atenção ao facto de que conseguimos tocar em todos os continentes durante um ano inteiro”. Tocar para o grupo de cientistas e para os seus “amigos pinguins” foi uma aventura que marcou a banda, que já conta com 40 anos de existência.

O feito foi muito bem documentado, abrindo possibilidade à realização de documentário e arquivo áudio do inusitado concerto. A banda disponibilizou o download do áudio nos formatos digitais MP3, FLAC, ALAC, FLAC-HD e ALAC-HD no website LiveMetallica.com (http://bit.ly/FreezeEmAll). Para ver o filme, basta disparar o player em baixo!

Leave a Reply