Morreu John Cooper [Designer de Amps]

John Cooper, antigo funcionário da lendária marca britânica Selmer e designer das gamas de amplificadores Proamp e KMD, morreu aos 71 anos de idade.

John Cooper morreu no dia 31 de Março de 2022, avançou o Guitar.com – tinha 71 anos de idade e deixa um respeitável legado no mundo dos amplificadores de guitarra. Cooper começou a sua carreira a trabalhar para a Henri Selmer and Co em Braintree, Essex. Foi inicialmente contratado como engenheiro de testes, para verificar falhas nos amplificadores nas linhas de produção. Foi então promovido, passando a trabalhar no desenvolvimento e layout de circuitos e designs para a Selmer. Cooper deixou a lendária empresa britânica em 1972 e começou a trabalhar para a Miller Organs, desenhando e reparando órgãos electrónicos de igrejas.

Já em 1980, tornou-se co-fundador da marca de amplificadores Proamp, juntamente com Roger Haines. Os primeiros produtos da Proamp apresentavam pré-amplificadores solid state e amplificadores de potência a válvulas, seguindo-se outros modelos, incluindo designs totalmente valvulados. Nos EUA, por serem distribuídos pela Kaman, estes amps tinham a marca KMD. As dificuldades com a Kaman levaram ao eventual encerramento da Proamp como empresa fabricante, embora o nome tenha sobrevivido no negócio de reparações de John em Halstead, no Reino Unido, registado como Proamp. A empresa manteve um grande stock de compenentes e peças sobressalentes tanto da Proamp como da KMD.

De acordo com as notícias da MI Trade, Cooper estava prestes a lançar uma nova gama de cabeças e combos totalmente valvulados, provisoriamente conhecida como Hot Bottle. O futuro deste projecto está agora por determinar. No início deste ano, o mundo da amplificação já havia chorado a morte do guru Howard Alexander Dumble

Leave a Reply