Depois da edição de Junho passado, o Mosher Fest regressa em Novembro à Figueira da Foz com mais um potente cartaz do underground nacional.
«O mais difícil voltou a ser a escolha de bandas, pois há mesmo muita qualidade em Portugal», afirmava Rui Alexandre, promotor do evento, a propósito da edição de Junho Passado. «Até é conveniente, pois permite continuar a apostar na prata da casa, nunca recusando a ideia de voltar a trazer bandas estrangeiras, quando fizer sentido», rematava o criador da Mosher Clothing em declarações registadas pela LOUD!
Dessa forma, a edição de Novembro de 2022 apresenta o cartaz com um nomes oriundos de outras fronteiras com os Analepsy, The Voynich Code, Pitch Black, IRAE, Terror Empire, Dead Meat, Tvmvlo, S.I.D. e Stay Away. Como manda a tradição, o cartaz é latentemente eclético. Será todavia impossível não destacar a presença dos Analepsy como headliners. Uma das jovens bandas de maior sucesso no underground nacional, os Analepsy surpreenderam toda a gente ao enveredar por um género muito específico onde há cada vez menos margem de manobra e mostrarem que, ainda assim, é possível elaborar uma personalidade única. Sem reinventar a roda, o death metal brutal do quarteto lisboeta (e nabantino) é refrescante, ágil, e muito diferente de outras tentativas menos criativas, digamos assim, que todos já tivemos que aguentar. Depois de um EP muito promissor em 2015, intitulado “Dehumanization By Supremacy”, o longa-duração de estreia surgiu finalmente em 2017, rapidamente seguindo por um split com os maníacos noruegueses dos Kraanium, e desde aí a banda passou a viver em cima do palco, tanto em Portugal como no estrangeiro, atraindo atenções e torcendo pescoços com a sua selvajaria arrebatadora onde quer que vão. Portanto, no seguimento da aclamação com “Atrocities From Beyond” e da turbulenta transformação no lineup, em Abril de 2022 chegou “Quiescence”, o segundo álbum das estrelas nacionais do slam/brutal death metal, já alvo dos maiores louvores na ROMA INVERSA.
Ao fim de duas décadas, os IRAE estabeleceram-se como uma das mais ferozes manifestações do black metal luso, movendo-se entre o cânone do género e interessantes idiossincrasias de harmonização melódica entre as linhas de guitarra, isto sem nunca perder o sentido agressivo esperado das bandas deste espectro musical. É isso que se pode esperar do concerto onde estarão com o emergente death metal dos Tvmvlo, com o esmagador death/doom dos italianos S.I.D. ou com os beirões DEAD MEAT, donos de visceral brutalidade no seu death metal, que apresentam o seu mais recente trabalho, um EP com os selos VOMIT YOUR SHIRT/Miasma Records.

Como sempre, os concertos começam a horas na DRAC, na Ilha da Morraceira, logo pelas 15:30, com as portas a abrirem meia-hora antes. Haverá bilhetes à porta, sendo que também podem ser comprados online, em várias modalidades promocionais.