Nebula

Nebula Passam em Lisboa e Porto no Outono de 2023

Em nova e extensa digressão de suporte ao mais recente álbum, “Transmission From Mothership Earth”, os Nebula regressam a Portugal em Outubro. A banda, cujas origens são traçadas até aos Fu Manchu, passa no RCA Club e no Woodstock 69.

Os stone rockers californianos Nebula vão regressar em digressão à Europa durante os meses de Outono. Além da passagem em festivais como o Desertfest, o Up In Smoke Festival e o Heavy Psych Sounds Fest, a tour tem duas datas confirmadas em Portugal. No nosso país, sobem ao palco do Woodstock 69 e do RCA Club, no Porto e em Lisboa, a 4 e 5 de Outubro, respectivamente.

Na bagagem, o trio liderado pelo guitarrista Eddie Glass traz o seu mais recente álbum, intitulado “Transmission From Mothership Earth” (2022, pela Heavy Psych Sounds) e aclamado como «oito sucessos de Verão que estão destinados a destruir os teus altifalantes». Preparem-se, portanto, para embarcar numa viagem repleta de ritmos psicadélicos bem pesados.

No perfil que a LOUD! traça dos Nebula, pode ler-se: «O guitarrista Eddie Glass e o baterista Ruben Romano formaram os Nebula em 1997, após deixarem os pioneiros do desert rock Fu Manchu, recrutando eventualmente o baixista Mark Abshire para ficarem com uma formação completa. Durante as últimas décadas, o power trio especializou-se na nobre arte de fazer rock pesado encharcado de feedback, incorporando doses liberais de riffagem inspirada nos Black Sabbath, psicadelismo e space rock.

A banda lançou vários EPs antes de começar a gravar álbuns como “To The Center”, de 1999, e “Charged”, de 2001, nos quais arrastaram para o Séc. XXI uma abordagem expansiva do rock guiado pela guitarra. O resultado soa como uma súmula dos seus antepassados rock, de Jimi Hendrix aos Mudhoney, passando pelos MC5 e The Stooges, como se tivessem sido elevados ao próximo nível de intensidade cerebral.

Em 2017, a banda decidiu relançar os seus três primeiros álbuns através da Heavy Psych Sounds Records. Há muito esgotados, títulos tão icónicos como “Let it Burn”, “To The Center” e “Dos EPs” (que inclui os temas originalmente lançados em “Sun Creature”, de 1999, e no split com os Lowrider), foram de novo disponibilizados, fazendo chegar o nome do grupo a toda uma nova geração apostado em explorar os sons psicadélicos de outrora».

Durante o Verão de 2020, após 13 longos anos sem gravarem música nova, os Nebula voltaram finalmente ao activo, não apenas com uma nova formação, mas também com o seu tão esperado novo longa-duração. “Holy Shit” foi aclamado como um «retorno massivo à forma» e, sem perder muito tempo, o poderoso trio lançou o seu mais recente álbum, o já referido “Transmission From Mothership Earth”, no Verão de 2022.

Leave a Reply