Sunn Amps

A Ressurreição dos Sunn Amps

A Mission Engineering e a Fender uniram esforços para desenhar o regresso dos cultuais Sunn Amps. Até ao final de 2023 deverá chegar uma nova gama completa, made in USA, com designs adaptados ao cenário actual e reproduções de designs históricos.

A Fender e a Mission Engineering anunciaram o impressionante regresso dos amplificadores Sunn, uma das marcas de amplificadores de guitarra clássicos de maior culto de todos os tempos, usada e abusada por músicos de rock adeptos de alto volume, desde Pete Townshend e Jimi Hendrix até Boris, Melvins e, mais notavelmente, os pioneiros do drone Sunn O))), que se denominaram em honra da marca. Prevê-se que novos modelos e acessórios estejam disponíveis até ao final de 2023.

Para fazer um enquadramento de tudo isto, a Fender adquiriu a marca em meados dos anos 80, mas tirando uns reissues que se revelaram aquém das expectativas, os Sunn Amps têm estado adormecidos durante muitos anos. E ainda assim, talvez o mais surpreendente nesta ressurreição seja o facto de ter demorado tanto tempo. Os amplificadores valvulados Sunn, particularmente os modelos como o Model T, tornaram um pilar sónico para grande parte do som de guitarra do rock alternativo e do doom metal.

A Fender diz que estava à espera da «equipa e os recursos certos» antes de tomar uma decisão em relação aos Sunn. No ano passado, isso aconteceu, com a Sunn Amplification Corporation a fabricar amplificadores Sunn sob licença especial nos EUA. James Lebihan, CEO da Sunn Amplification, lidera uma equipa que há muito esperava por este momento.

«Ressuscitar a marca Sunn há muito que é um sonho da nossa equipa e estamos entusiasmados por sermos o parceiro de confiança que a Fender seleccionou para dar vida a esta visão», afirmou Lebihan. «Temos a honra de ter um grupo robusto de entusiastas da Sunn, incluindo alguns dos funcionários originais, a juntarem-se a nós nesta viagem para restaurar os Sunn Amps para músicos de todo o mundo. Se conhecem a marca Sunn e o significado histórico que tem na indústria musical, compreendem porque é que o mundo precisa dela de volta».

Poucos detalhes foram partilhados quanto aos produtos que estarão disponíveis, mas a Fender e a Mission Engineering prometeram uma gama completa com preços entre os 499 e os 3.299 dólares, com «reproduções históricas» acompanhadas por novos designs «que incorporam tecnologia moderna para satisfazer as necessidades dos músicos de hoje». Isto pode significar qualquer coisa, desde o aumento/divisão de potência até a emuladores de colunas integrados para gravação directa. Mas se pensarmos nos Sunn Amps, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é o volume. Foi assim que a marca começou, quando Norman Sundholm, dos heróis do rock de garagem dos anos 60, The Kingsmen, pediu ao seu irmão Conrad um novo design de amplificador de baixo.

Os Kingsmen estavam a agitar as águas com a sua versáo de “Louie Louie” e Norm precisava de mais volume para os seus espectáculos ao vivo. Conrad não se fez rogado. Em 1965, os irmãos tinham a sua própria empresa e, em poucos anos, estavam a fornecer backline para artistas como os The Who e Jimi Hendrix Experience.

O anúncio de hoje é deveras emocionante e causador de imensa expectativa para os músicos de sludge, drone, doom metal, alt-rock e punk que anseiam por um Sunn Model T para dar aos seus riffs uma ferocidade que só pode advir de volume máximo. E, de facto, Richard Bussey, vice-presidente de acessórios e licenciamento da Fender, promete «potência bruta». «Estamos orgulhosos da parceria com a Mission Engineering para manter o legado da marca Sunn Amplifier e estamos ansiosos por apresentar aos músicos de hoje a potência bruta de que estes amplificadores clássicos são capazes. Mal podemos esperar para mostrar o que a equipa da Mission Engineering e da Sunn Amplification tem para oferecer», afirmou Bussey.

Bom, a partir deste momento também mal podemos esperar o que vem aí. A Sunn Amplification inaugurou ainda o seu novo site oficial, neste primeiro de Agosto de 2023.

Um pensamento sobre “A Ressurreição dos Sunn Amps

Leave a Reply