Nirvana MTV Unplugged

Nirvana MTV Unplugged & Martin D-18E

No dia 18 de Novembro de 1993, os Nirvana gravaram o mais aclamado MTV Unplugged, em Nova Iorque, num take único (cheio de imperfeições e visceralidade) que a foi transmitido um mês depois. No concerto, Kurt Cobain usou uma raríssima Marti D-18E modificada, que se tornou um unicórnio.

Tendo iniciado em 1989, o MTV Unplugged foi perdendo alguma da sua força e deixou de ser transmitido regularmente a partir do início do segundo milénio. Todavia, no seu período áureo foi dos mais famosos segmentos da televisão de música.

O MTV Unplugged mostrava concertos de alguns dos maiores artistas na indústria musical, em actuações acústicas e tornou-se também importante para o calendário de lançamentos discográficos, com vários dos concertos a ter posterior edição – com os unplugged de Eric Clapton, Pearl Jam, Stevie Ray Vaughan ou Alice In Chains à cabeça entre os mais marcantes.

Um das mais famosas sessões MTV Unplugged, talvez a mais famosa, foi oconcerto dos Nirvana em Nova Iorque, que foi alvo de edição discográfica e reedição em 2019, acompanhada de conteúdo inédito. Para celebrar o 25.º aniversário do projecto, o disco foi expandido com cinco gravações dos ensaios antes do concerto. Até aqui, essas gravações estavam apenas disponíveis na edição em DVD de 2007.

O MTV Unplugged dos Nirvana foi gravado nos Sony Music Studios em 18 de Novembro de 1993. Foi para o ar na MTV algumas semanas após a gravação. O concerto mostra-nos os Nirvana a fazerem versões acústicas a 14 canções. O alinhamento mistura originais da banda com as já famosas versões a originais de David Bowie, Lead Belly e The Vaselines. Já o disco foi editado a 01 de Novembro de 1994.

Em 2019, uma das raridades foi partilhada no YouTube oficial da banda: a versão de ensaio do single “Come As You Are”, a segunda canção no super álbum de 1992, “Nevermind”. Pode ouvir-se o tema sem qualquer edição, com os ajustes de som omnipresentes na performance da banda.

Martin D-18E

A rara Martin D-18E, bastante modificada, que Kurt Cobain usou no histórico MTV Unplugged dos Nirvana, é uma guitarra esplendorosa e rara. É uma (a sétima) das apenas 302 guitarras D-18E que a Martin construiu. Torna-se naturalmente mais especial pelo facto de ter sido usada por Kurt Cobain no histórico MTV Unplugged dos Nirvana, em Nova Iorque.

Além disso, é tornada mais rara devido às muitas modificações que foram aplicadas para Kurt Cobain, de acordo com Earnie Bailey, guitar tech da banda de Seattle. «A D-18E, com tampo em spruce, foi equipada com um trio de potenciómetros de volume e tone, um comutador e um pickup Bartolini instalado no buraco de ressonância, entre um robusto par de pickups DeArmond Dynasonic 1950s (que acabaram por ser bypassed, para maior compatibilidade do Bartolini)», refere Bailey.

A guitarra foi leiloada pela casa Julien, de Beverly Hills, no leilão “Music Icons”, que teve lugar nos dias 19 e 20 de Junho de 2020. A D-18E, de Kurt Cobain, foi leiloada junto do seu estojo rígido original, de um conjunto de cordas (já estreado) da Martin, três palhetas e a bolsa de camurça de Cobain, decorada com talheres. O modelo foi perdido pela família Cobain no processo de divórcio de Frances Bean Cobain (filha de Kurt) e Isaiah Silva, que através do acordo se tornou no proprietário da guitarra, então estimada num valor acima do milhão de dólares.

Agora a guitarra pertence a Peter Freedman, um empresário australiano e fundador da RØDE Microphones, que pagou em leilão, 6 milhões de dólares. Segundo a leiloeira Julien’s, Auctions é mais um recorde atingido por uma guitarra e pulverizou a anterior marca. Em 2019, Jim Irsay tinha arrematado a mais famosa guitarra de David Gilmour e da história dos Pink Floyd por quase 4 milhões de dólares.

A foto de Kurt, que abre o artigo, é de Frank Micelotta.

Leave a Reply