O Contrato com a Atlantic e o Primeiro Álbum dos Led Zeppelin

No dia 23 de Novembro de 1968, foi lançado o press release oficial que anunciava a assinatura de contrato entre os Led Zeppelin e a Atlantic Records. O primeiro álbum chegou no dia 12 de Janeiro de 1969.

Estávamos no final de 1968 e Jimmy Page, que já tinha granjeado bastante fama através dos Yardbirds, era o motivo para as referências na imprensa musical de então. Afirmava-se que os «Led Zeppelin, o novo supergrupo de Jimmy Page, assinaram um grande contrato com a Atlantic e o seu primeiro álbum, intitulado “Led Zeppelin”, inquestionavelmente o melhor álbum de estreia que eu e muitas outras pessoas já ouvimos, será lançado em Janeiro. Jimmy, que esteve em Nova Iorque a semana passada, parece pronto a regressar (com os Led Zeppelin) aos estados Unidos no final de Dezembro. Irão dar início, ao que parece, a uma digressão de seis semanas, tocando em algumas datas com os Vanilla Fudge». Era assim que a NME, em 23 de Novembro de 68, anunciava o acordo entre banda e editora. A Atlantic Records também lançou, na altura um comunicado oficial. Eis um excerto:

«ATLANTIC RECORDS ASSINA O EXCITANTE NOVO GRUPO BRITÂNICO LED ZEPPELIN, NUM DOS MAIORES NEGÓCIOS DO ANO

A Atlantic Records assinou com o novo e excitante grupo inglês Led Zeppelin um longo contrato de gravação e exclusividade. Ainda que os termos exactos sejam secretos, podemos revelar que é um dos mais substanciais negócios alguma vez feitos pela Atlantic. O acordo com os representantes do grupo foi feito entre Jerry Wexler, Executive Vice President daAtlantic Records, e Peter Grant, manager da  banda. Os Led Zeppelin consistem em quatro dos mais vibrantes músicos a actuar actualmente na Bretanha. São eles Jimmy Page, líder da banda e o guitarrista; John Paul Jones, baixista, pianista, organista e arranjista; John Bonham, bateria; e Robert Plant, vocalista e harmónica. As pulsações em torno dos Led Zeppelin têm-se intensificado desde que o grupo gravou o seu primeiro (e ainda inédito) álbum, que foi produzido por Jimmy Page, há um mês atrás em Londres. Os melhores músicos rock britânicos e americanos que ouviram as canções afirmam que os Led Zeppelin serão a próxima banda a chegar aos patamares dos Cream e de Hendrix. Este LP dos Led Zeppelin será editado pela Atlantic no início de Janeiro».

De facto, Led Zeppelin I chegou no dia 12 de Janeiro de 1969. Acusados do roubo de leaks aos clássicos do blues afro-americano os Led Zeppelin conseguiram ultrapassar a desconfiança da imprensa e, com o passar do tempo, vincar a sua influência e tornarem-se axiomáticos na história do rock n’ roll ou do hard rock, como já se começava a apelidar o som da banda. E se os media torceram o nariz, o sucesso junto do público foi meteórico, arrasando tudo ao seu redor.

É Geddy Lee quem puxa atrás as memórias e admite que replicar aquele som passou a ser a missão dos Rush«Lembro-me quando o primeiro álbum saiu e esperámos na nossa loja local Sam The Record Man, em Willowdale, pegámos no disco, corremos para minha casa, pusemo-lo a tocar e sentámo-nos na minha cama, a passar-nos com ‘Communication Breakdown’. Eles foram uma enorme, enorme influência sobre nós. Queríamos, instantaneamente, ser eles. Mas as suas malhas eram difíceis de tocar. Experimentámos várias canções de Zeppelin quando tocámos em bares, mas sentimos que não as conseguíamos tocar. Mas tivemos a ‘Living Lovin’ Maid’ no nosso alinhamento durante algum tempo».

Leave a Reply