“Live at Jerusalem” é o raríssimo, primeiro e único álbum ao vivo (editado oficialmente) com a formação original dos OM, o duo composto por Al Cisneros e Chris Hakius.
O disco capta a actuação da banda no Club Uganda em Jerusalém, no dia 05 de Dezembro de 2007. Na Cidade Santa para as três grandes religiões monoteístas, Al Cisneros e Chris Hakius tocaram cerca de cinco horas, apenas uma porção desse concerto acabou editado neste disco, cuja mistura e masterização ficou a cargo de Bob Weston. No final de 2007, os Om realizaram uma curta digressão em Israel, a Israel Pilgrimage, incluindo uma data no evento The Nightmare Before Christmas, da All Tomorrow’s Parties. Essa foi a última actividade de Hakius nos OM. Depois dos três discos em anos consecutivos, “Variations On a Theme” (2005), “Conference Of The Birds” (2006) e “Pilgrimage” (2007), o baterista deixou o projecto em Janeiro de 2008, tendo o seu lugar sido ocupado por Emil Amos, dos Grails.
Na capa surge o Ancião Miguel de Valaam, o último grande místico do venerável mosteiro estauropégico ortodoxo situado na Carélia russa. Os temas que se podem ouvir são “Flight Of The Eagle” e “Bhima’s Theme”. Sabe-se que “At Giza” também foi apresentada, ainda que não tenha sido registada neste disco. E entre os temas a banda passou horas em jam. Apesar de se tratar de um lançamento oficial, a qualidade do som é bastante lo-fi, muito aproximada ao som dos mais vulgares bootlegs. Aliás, um dos melómanos presentes no concerto fez, ele próprio, uma bootleg em vídeo que possui melhor som e nos permite ter uma ideia mais concreta dessa noite de jam e psicotropia colossais. Por isso, o disco foi alvo de muitas críticas.
Deixamos os bootlegs dos vídeos e também do raro álbum. Julguem por vós…