Opeth, A Expansão de “In Cauda Venenum”

Depois das duas versões originais, cantadas em sueco e em inglês, “In Cauda Venenum” dos Opeth será reeditado, uma vez mais de forma bilingue, com temas extra. O álbum chega em Maio, o inédito “Width Of A Circle” serve de introdução.

Gravado em 2018, nos Park Studios, em Estocolmo, “In Cauda Venenum” foi o 13º álbum dos Opeth. Originalmente, foi editado em duas versões (em sueco e em inglês) e em diferentes formatos físicos e digitais já no Outono de 2019. Não satisfeitos, os titãs do prog metal anunciaram, já em Março de 2022, o lançamento de uma versão alargada do álbum. Intitulado “In Cauda Venenum (Extended Edition)”, o disco chega no dia 13 de Maio, através da Atomic Fire Records. Esta edição, disponível em digipack, contém as versões inglesa e sueca do disco, com novas ilustrações de Travis Smith. Além disso, há um terceiro CD que inclui três temas bónus nunca até aqui inéditos, também disponibilizados em forma bilingue: “The Mob/Pöbeln”, “Width Of A Circle/Cirkelns Riktning” e “Freedom & Tyranny/Frihet & Tyranni”.

Também no dia 13 de Maio, será lançada uma caixa de vinil com uma Connoisseur Edition do álbum, uma edição extremamente limitada, que inclui as mesmas faixas bónus e os discos originais numa nova versão remasterizada para vinil pelo vocalista, guitarrista e mentor do grupo, Mikael Åkerfeldt. Para assinalar as novidades, os Opeth revelaram “Width Of A Circle/Cirkelns Riktning”, um dos inéditos, na versão cantada em inglês (no player em baixo.

No final de 2021, os suecos anunciaram a saída do baterista Martin Axenrot através de uma publicação nas redes sociais. A razão apresentada foi «conflitos de interesses». Axenrot foi substituído, para já, por Sami Karppinen [Therion]. «Todos desejamos o melhor a Axe em todos os seus projectos futuros. Ele foi uma parte incrivelmente importante da banda por muitos anos, e estamos todos com o coração partido porque não funcionou no final. Mas a vida é assim, creio…», escreveu Mikael Åkerfeldt. Martin Axenrot juntou-se oficialmente aos Opeth em 2006, depois de Martin Lopez se afastar da banda por razões de saúde e mais tarde para se dedicar aos Soen. Participou em todos os álbum, desde “Watershed” (2008) a “Cauda Venenum”.

Vale a pena recordar que a 26 de Novembro de 2022, a Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa, recebe a celebração dos 30 anos de carreira do grupo, denominada Opeth by Request “Evolution XXX”. Originalmente apontada para 2021, a digressão foi adiada para 2022 devido aos motivos sobejamente conhecidos. Os bilhetes adquiridos para a data original são válidos para a nova data. Os bilhetes para o concerto custam 28€, à venda em MEO Blueticket e Ticketline.

Um pensamento sobre “Opeth, A Expansão de “In Cauda Venenum”

Leave a Reply