Duncan Patterson, um dos principais compositores da era dourada dos Anathema, colocou fim a um hiato criativo de cinco anos, com o minimalista e elegante álbum “Grace Road”.
O novo opus de Duncan Patterson, um lo-fi gótico, faz eco de composições passadas do músico. Os fãs de Anathema irão imediatamente reconhecer marcas de “Alternative 4” num tema como “The Amber Line”. Ao lado da cantora palestiniana Enas Al-Said, em “Grace Road” Patterson oferece-nos um registo de elegância e melancoliana. O motivo para se ter afastado das lides musicais está relacionado com uma busca pessoal, confessa: «Não tinha a certeza se voltaria a encontrar energia e inspiração, mas encontrei».
Os cinco introspectivos temas do disco são, essencialmente conduzidos ao piano, em bases harmónicas minimalistas que fazem sobressair o carácter encantador de Enas. Começando com “Absolut Absolutum”, uma balada sentimental que emprega imagens religiosas, que nos fala directo ao coração de forma bastante pessoal e autêntica. O álbum prossegue com “The Quiet Light” e “Walking Between Worlds”, temas com alguma ligeireza triphop que provam que Patterson é um dos compositores mais competentes oriundos do underground na sua geração, com uma enorme capacidade para ilustrar quadros de tristeza avassaladora, ainda que já não use o peso sónico do doom metal.
Muito mudou na vida do músico nos últimos anos. E desde os tempos com Anathema, nos Antimatter e em Antifear, nos quais trabalhou remotamente, reunindo ideias para aquilo que agora se ouve em “Grace Road”, todas as suas experiências são incorporadas neste álbum, que se sente nostálgico ao mesmo tempo que discorre sobre assuntos como a mentira e a injustiça: «I killed my time for an awfully expensive lie / Rebuilt in spite of you / I drew a line of fire to get out alive / I killed my time for you».
Gravado nos estúdios Articulo 123, em Monterrey, no México, e nos Aeonic Studios, em Los Angeles, o álbum é um belo testamento da habilidade musical e honestidade reveladas por Enas Al-Said, capaz de transformar a sua voz suave e vulnerável numa força a considerar. Podem ouvi-lo no player em baixo e por aí aceder para o encomendar directamente ao músico, assim o desejem fazer.