A Orange anunciou o regresso de três dos seus pedais de efeito dos anos 70: o Sustain, o Phaser e o Distortion. O primeiro é um compressor, os restantes são perfeitamente auto-explicativos.
Este projecto de reedição teve início em 2019, quando uma foto de um pedal original Sustain foi partilhada online e atraiu a atenção da Orange. Os esquemas originais para o Sustain, Distortion e Phaser foram encontrados e a marca britânica actualizou então as unidades com características modernas, tais como LEDs de bypass e requisitos de potência actuais “normais” – o que nem sempre foi um dado adquirido no mundo dos pedais.
A Orange observa também que o pedal de distorção teve a sua arquitectura de circuitos especificamente redesenhada, substituindo totalmente o seu design de díodos por um novo circuito tipo amp. A marca refere, todavia, que o «novo design não significa novo som», pois o pedal «retém todo o ataque, rugido, calor e uivo do seu antepassado dos anos 70, desde texturas rugosas bem espessas a guinchos estridentes e saturação máxima».
Os controlos de cada um dos três pedais são relativamente simples. Os pedais Distortion e Sustain têm ambos um controlo de nível e de profundidade. Em cada caso, o controlo de nível ajusta a saída do pedal e o de profundidade a intensidade da distorção ou da compressão. O pedal de distorção também tem um trim-pot interno. O phaser é ainda mais simples, com apenas um único botão para velocidade.
Ei-los em acção no completo vídeo de demonstração da Orange, no player em baixo. Cada um destes pedais, num sólido chassis (adivinhem de que cor) e com as entradas jack no topo, vale uns 250 dólares. Mais info e specs em orangeamps.com.
Um pensamento sobre “Orange Amplifiers, Regresso aos Anos 70”