Está de regresso, nos dias 17 e 18 de Junho, o Paredes Jazz & Blues Fest, um festival recente que pretende divulgar os músicos portugueses, privilegiando o jazz vocal e a promoção do blues nacional. A segunda edição tem em palco Budda Power Blues, Jogo de Damas, Bejazz e Paredes Big Band, na Casa da Cultura, com entrada gratuita.
A programação começa dia 17 de Junho, com uma atuação dos músicos portuenses Bejazz, às 22h00. O grupo destaca-se pela irreverência e criação de uma sonoridade contagiante, alegre, cheia de vida e expansiva. Segue-se em palco, às 23h30, o grupo vocal de jazz Jogo de Damas para um espectáculo que conjuga temas a capella com músicas acompanhadas por um trio de jazz – piano, contrabaixo e bateria. O conjunto foi constituído em 2009, no Porto. No último registo, “Too Close” (2018), as baterias de Acacio Salero juntaram-se ao contrabaixo de Miguel Ângelo e ao piano de Paulo Gomes. As cantoras são Barbara Francke, Fátima Serro, Gabriela Braga e Sameiro Sequeira.
No sábado, 18 de Junho, segundo dia do festival, está prevista a actuação do grupo local Paredes Big Band, pelas 22h00. Esta banda, fundada em 1995, apresenta sonoridades do jazz ensemble típico de uma formação big band, constituída por cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, contrabaixo/baixo eléctrico, guitarra, piano, bateria, percussão e duas vozes feminina e masculina, com um repertório baseado no jazz da era dourada do swing, entre outras vertentes do género. O concerto dos Budda Power Blues é, certamente, muito aguardado pelo público do festival. Considerados uma das melhores bandas não só nacionais como europeias do género, os Budda Power Blues são Budda Guedes (guitarra e voz), Nico Guedes (bateria) e Carl Minnemann (baixo). O improviso e a forma explosiva como se apresentam ao vivo nos principais festivais de blues em Portugal e no mundo criam expectativa para a actuação em Paredes.
O Festival de Jazz & Blues é organizado pelo Município de Paredes, com o apoio da Porta Jazz e da ASEP – Associação de Empresas de Paredes. Ainda no âmbito do festival, a Associação Porta Jazz irá promover oficinas musicais nos dias 25 de Junho, 2 de Julho, 9 de Julho, 22 e 23 de Julho, na freguesia de Parada de Todeia, no Concelho de Paredes, com inscrições gratuitas através do 255 137 918. Além dos concertos do Jazz & Blues Fest, vai poder-se apreciar os sabores da gastronomia tradicional. A autarquia de Paredes associou-se à iniciativa do Turismo Porto e Norte, promovendo os “Fins de Semana Gastronómicos”, entre 17 e 19 de Junho, um evento dedicado a promover e a divulgar a riqueza dos sabores tradicionais da gastronomia local.
Mais info no site oficial da CM Paredes.
