Peixe Míope, História de Um Peixe Míope

“História de Um Peixe Míope”, trabalho de estreia do trio Peixe Míope, é conjunto de sofisticadas composições que se entrelaçam com as ilustrações e textos do livro que lhe serve de companhia.

Já está disponível, na maioria das plataformas digitais, o disco de estreia do trio Peixe Míope. História de Um Peixe Míope é uma obra que junta a música à ilustração e à palavra, sendo acompanhada de um livro que relaciona os temas com os desenhos de Ricardo Lomba e os textos propostos por Nuno Preto.

«Num olho com miopia, uma imagem não é formada com precisão. A imagem enviada ao cérebro não traduz, por isso, com rigor, a realidade observada. Um peixe míope observa, através da fragilidade do seu olhar, a imensidão que habita. No oceano, mundo de tantos mundos, viaja através de florestas subaquáticas, icebergs e recifes de coral. Alimenta-se, protege-se, aventura-se, existe. Seres míopes abraçam o mundo inteiro com imaginação. Mergulham em apneia, e numa única respiração coexistem na imensidão do oceano», descreve o press release da Omnichord.

Antes da edição do disco, estrearam-se ao vivo no triciclo e mostraram as suas primeiras composições em Barcelos, cidade natal do pianista Lucas Lomba. Esse showcase, disponível no YouTube decorreu na igreja beneditina de Nossa Senhora do Terço, um dos melhores exemplos do barroco português, com uma harmoniosa combinação entre pintura, azulejos e talha.

Peixe Míope é um trio composto por Carina Albuquerque (violoncelo), Lucas Lomba (piano) e Samuel Martins Coelho (eletrónica/composição musical). O disco foi apresentado, ao vivo, em formato showcase e lançamento de livro, no Hotelier no Porto e em Leiria, nos dias 10 e 11 de Março, respectivamente. As canções são: Peixe Lua; Apneia; Iceberg; História de Um Peixe Míope; Ondina; Coral.

Leave a Reply