Primeiro foi a SE Silver Sky e agora as restantes novidades no catálogo PRS Guitars de 2022. Há várias actualizações de design e duas guitarras totalmente novas. Aqui revemos as características centrais do lineup.
Depois de, no início de 2021, a Winter NAMM ter decorrido de modo virtual, em 2022 a importante feira foi adiada, passando para Junho em vez do habitual mês de Janeiro e deixando antever que não haverá a edição de Nashville. Ainda assim, por se tratar obviamente do primeiro mês do ano, Janeiro é a época tradicional de anúncios de novos produtos e catálogos anuais das marcas. A PRS Guitars fez esta semana as suas apresentações oficiais do catálogo do ano, começando pela apresentação oficial da SE Silver Sky.
A versão económica do modelo de assinatura de John Mayer fica disponível em quatro novos acabamentos: Moon White, Dragon Fruit, Ever Green e Stone Blue. O que pode ser considerado uma surpresa é a dimensão do raio de escala, com 8.5″ ao invés das 7.25” dos modelos originais. Depois, o corpo tem construção em poplar, com um braço maple (bolt-on) no perfil 635JM e escala em rosewood. No trio de pickups estão os 635JM ‘S’, controlados por um switch de cinco posições, um controlo de volume e dois controlos de tone. O tremolo em aço com dois pontos de fixação é transportado dos modelos originais, já os afinadores são genéricos da marca, sem bloqueio, e a pestana é em osso sintético.
A PRS Guitars revelou depois o restante lineup de guitarras eléctricas para os próximos 12 meses, incluindo algumas novidades absolutas e actualizações a modelos que seguem em produção. No que se refere às actualizações, as principais são que os modelos SE Mark Holcomb, SE Mark Holcomb SVN (sete cordas) e a SE Custom 24 Floyd, surgem agora com um design “shallow violin top carve”, tal como os modelos SE Custom 24 e SE Paul’s Guitar. A SE Hollowbody II e a SE Paul’s Guitar passam também a ser oferecidas nos acabamentos Black Gold Burst e Faded Blue Burst. O bloco central de lançamentos inclui dois novos modelos 24-08, a S2 Custom 24-08 e a SE Standard 24-08. Eis as características principais resumidas…
Ambos os modelos recorrem a um sistema de switching genérico da PRS Guitars, o 408. De resto, é este versátil switching que dá o nome aos modelos S2 Custom 24-“08” e SE Standard 24-“08″. O circuito, além do switching (três posições) inclui controlos de volume e tone e ainda dois switches mini toggle – para divisão das bobinas de cada um dos humbuckers, permitindio um som de tipologia single-coil, em vez de terem que andar a escarafunchar os controlos de volume e tone para esse efeito. As duas guitarras são construídas com corpo em mogno e braço em maple, com escala rosewood percorrida por 24 trastes e na tradicional extensão PRS de 25”. A versão Custom possui ainda um tampo em maple, com PUs 85/15 “S”. Claramente made in USA.
Private Stock Orianthi Limited Edition
Edição limitada (fotos no cabeçalho do artigo) que se baseia num modelo único de 2017. É um modelo Custom 24 com imensas modificações. Tampo em maple figurado, corpo em mogno e braço Pattern Thin em mogno, com 24 trastes ao longo das 25” da escala de rosewood. O inlay Lotus Vine fica entre o deslumbrante e o azeiteiro. O acabamento é o Blooming Lotus Glow. Apesar de edição limitada, não há estipulação numérica, podendo ser encomendada uma réplica desta Private Stock até ao final de 2022.
Fishman Sonitone nas SE Acústicas
Este recém-desenhado pickup Fishman passa a ser instalado em todas as guitarras acústicas da gama PRS SE Series, includindo os modelos P20E Tonare Parlor e T40E Tonare Grand, mais os A40E, A50E e A60E Angelus Cutaway. O desenho de equalização foi concebido no estúdio pessoal de Paul Reed Smith, com o seu carácter a possuir um «som orgânico e caloroso que permite que afzer sobressair o próprio som natural do instrumento», refere o press.