Richie Kotzen, Apologeta dos Amps Digitais Fender Tone Master Series

A Tone Master Series, desde que foi introduzida em 2019, tem granjeado inúmeros elogios. Mas nisto do analógico/digital há sempre alguma desconfiança. Richie Kotzen ligou-se a um Fender Tone Master Twin Reverb e afirma que é o melhor amp digital que já experimentou.

Em 2017, a Fender “atirou-se” a sério aos amplificadores digitais, através dos modelos de amplificação Mustang GT. Na Summer NAMM 2019, a marca californiana estreou uma nova gama digital, a Tone Master Series (não confundir com os modelos de amps dos anos 90). Para já, os novos modelos são versões digitais de dois clássicos da marca, o Deluxe Reverb e o Twin Reverb. Os modelos Tone Master têm metade do peso dos modelos que replicam e estão equipados com várias características que marcam esta era.

O painel traseiro dos amps possui um selector de potência de saída com cinco definições de atenuação, saída XLR com simulador de coluna IR e pórtico USB. Já no painel dianteiro de cada um dos amps parece estar tudo como é padrão nos modelos clássicos. incluindo os canais Normal e Vibrato, além do bright switch no Twin. Cada um dos modelos está equipado com altifalantes de neodímio Jensen N-12K. Um no Deluxe e dois no Twin.

A marca promete a mesma perfeição sonora dos modelos valvulados originais. Apenas os podemos julgar, para já, através da nossa experiência com as modelações presentes na lista do Mustang GT, que são excepcionais nos sons limpos. O Tone Master Deluxe Reverb (€999) e o Twin Reverb (€1,149) chegaram ao mercado em Setembro desse ano.

Desde aí, os amps têm sido louvados por meio mundo. Um dos seus mais ilustres apologistas é Richie Kotzen. O guitarrista gravou um vídeo, para o YouTube da Fender, com o Tone Master Twin Reverb e ficou impressionado. «Consegue emular um Fender Twin valvulado com uma autenticidade e perfeição que nunca ouvi em nenhum outro amp digital. Até ao ponto de conseguir ouvir os sobretons harmónicos», sentenciou Kotzen. Dispara o player em baixo para ouvir as suas impressões.

Leave a Reply