Há muito esperada, a económica versão da St. Vincent Goldie lidera as propostas da Sterling by Music Man na NAMM 2023.
A NAMM está de regresso para a edição de 2023. A mais importante exposição de instrumentos musicais do mundo decorre entre os dias 13 e 15 de Abril de 2023, no local tradicionalmente destinado à Winter NAMM, o Centro de Convenções de Anaheim, na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia. Fender, Gibson e PRS, os maiores fabricantes de guitarras norte-americanos, não vão estar presentes na exposição. Todavia, há um universo gigante de marcas de enorme relevância e impacto e as novidades são para lá de muitas e, na sua maioria, excitantes.
A Sterling by Music Man levantou a cortina da sua colecção de guitarras eléctricas 2023, cujo maior destaque é a versão mais economicamente acessível da celebrada guitarra Goldie, assinatura de St. Vincent. Juntando-se às versões já existente da assinatura de seis cordas de St. Vincent, esta nova versão da Goldie era há muito esperada e é acompanhada por uma série de actualizações nas gamas Cutlass, Albert Lee, Valentine e Mariposa.
Estas actualizações chegam predominantemente sob a forma de renovações estéticas, embora também se possam encontrar algumas actualizações funcionais e sónicas espalhadas no total de 11 novos instrumentos. Façam scroll, para olharem os principais aspectos de cada modelo…

Sterling by Music Man St. Vincent Goldie | Dois anos depois de a Ernie Ball Music Man ter reimaginado o modelo de assinatura de St. Vincent com a Goldie (abre novo separador), guitarra que bate nos três mil dólares, chega o económico modelo Sterling by Music Man que se fica pelos 829 paus. E ainda que seja duas mil notas mais barato, este novo modelo possui a mesma estética arrojada e alguns dos componentes nucleares do modelo original, caso dos pickups de assinatura da artista e os singulares inlays da escala. Esta versão tem dois acabamentos à escolha, o Velveteen e Cashmere (na imagem). É nas madeiras e no hardware que se nota a diferença de preço. A Sterling Goldie é construída com corpo nyatoh (em vez de okoume), mas mantém o braço em roasted maple, com escala rosewood. Uma ponte tremolo em estilo vintage substitui a peça cromada original. A configuração de controlos também é a mesma dos modelos mais caros.

Sterling by Music Man Mariposa | É outra das mais populares assinaturas da Music Man, a Mariposa de Omar Rodríguez-Lopez (abre novo separador), e a versão Sterling dá-lhe um novo acabamento, o Daphne Blue. É a quarta opção de cor, depois do Imperial White, Dorado Green e Pueblo Pink Satin. Além do visual refrescado, trata-se de uma normal Mariposa, com o braço roasted maple, par de humbuckers e a ponte tremolo em estilo vintage. Como as suas antecessoras, esta guitarra bate nos 600 dólares.

Sterling by Music Man Albert Lee AL40P | Mais um celebrado modelo de assinatura e recorrentemente presente nos lançamentos Family Reserve da Ernie Ball. A versão standard da Sterling acolhe agora os acabamentos Sherwood Green (na imagem) e Vintage Cream, mas também há os novos pickups P-90, em vez dos humbuckers originais. Há mais diferenças, como o corpo leve em poplar e o braço roasted maple, que surgem no lugar do magno e do maple, respectivamente. De resto, a Albert Lee AL40P oferece a hipótese de escolher os marcadores de escala (blocos ou pontos), consoante o acabamento. Vale uns 600 dólares.

Sterling by Music Man Valentine Chambered | O modelo de James Valentine fecha as actualizações nas guitarras de assinatura e eleva o elegante design Valentine a novos patamares, com um corpo com o f-hole numa caixa de ressonância. Os ingredientes principais permanecem, caso do corpo em ash, do braço roasted maple e dos afinadores de bloqueio. Os novos acabamentos Butterscotch e Natural são à medida para esta semi-hollow e aportam diferenças significativas nos specs. O modelo Butterscotch (na imagem) apresenta uma ponte tune-o-matic com tailpiece Bigsby – algo totalmente inédito até aqui em todas as guitarras Sterling ou Ernie Ball Music Man – e o Natural tem ponte fixa. Ambos possuem um par de humbuckers e o controlo padrão das guitarras Valentine. Neste modelo ainda não há preços anunciados.

Sterling by Music Man Cutlass CT30HSS | Na gama standard da Sterling há dois novos modelos Cutlass. A CT30HSS é «inspirada em guitarras vintage, mas construída com apontamentos modernos» e, de facto, a Sterling aponta ao vintage nos dois novos acabamentos: Vintage Sunburst (na imagem) e Mint Green. Muito mais que o visualmente vistosa, esta guitarra mostra-se fiel ao design dos modelos topo-de-gama, com uma configuração HSS nos pickups e o versátil switch de cinco vias. A valer uns 349 dólares é o modelo mais económico no catálogo de 2023.

Sterling by Music Man Cutlass CT50 Plus | Actualização ao design original CT50, esta guitarra surge com braço roasted maple, afinadores de bloqueio e tremolo em estilo vintage. Os acabamentos oferecidos são Chalk e Aqua Grey (na imagem). Destacam-se os novos pickups Modern, em configuração HSS, com o pickguard preto. Nos controlos, há um circuito de boost de frequências médias que, por si só, justificaria o “Plus” nesta guitarra que vale uns 650 dólares.
Na Sterling by Music Man podem averiguar mais detalhes sobre cada uma das guitarras.
Um pensamento sobre “Sterling by Music Man Lineup 2023”