Um ano após ter revelado a guitarra de sete cordas com a assinatura vanguardista de Tosin Abasi, a Ernie Ball Music Man revelou a nova versão de seis cordas da Kaizen.
A NAMM está de regresso para a edição de 2023. A mais importante exposição de instrumentos musicais do mundo decorre entre os dias 13 e 15 de Abril de 2023, no local tradicionalmente destinado à Winter NAMM, o Centro de Convenções de Anaheim, na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia. Fender, Gibson e PRS, os maiores fabricantes de guitarras norte-americanos, não vão estar presentes na exposição. Todavia, há um universo gigante de marcas de enorme relevância e impacto e as novidades são para lá de muitas e, na sua maioria, excitantes.
Por falar em coisas excitantes (depois de já termos feito o breakdown aos modelos económicos da Sterling), apenas um ano depois da sua incepção, a Ernie Ball Music Man reforçou a sua gama de guitarras eléctricas Kaizen com a introdução de uma versão de seis cordas do instrumento radical com a assinatura de Tosin Abasi. Na NAMM do ano passado, o shredder dos Animals As Leaders e a Ernie Ball Music Man anunciaram a Kaizen – exclusivamente como uma guitarra de sete cordas. A reacção à criação vanguardista foi esmagadoramente positiva. A questão, para aqueles que não são os maiores fãs de modelos de sete cordas era se esse formato seria de facto exclusivo ou se acabaria por surgir uma versão de seis cordas. E ela aí está!

Apesar de chegar com menos uma corda, a Kaizen mantém a maioria dos apontamentos do modelo topo-de-gama, incluindo o design multi-escala que varia entre 24,75″ e 25,5″. Mais uma vez, o corpo offset em alder é emparelhado com um braço roasted maple, que por sua vez é encimado por uma escala Infinity Radius em ébano. Conforme a marca, o raio cónico estrategicamente trabalhado utiliza também incrustações de pontos posicionadas de forma única para aumentar o conforto e aumentar a visibilidade da escala.

O mesmo hardware também pode ser encontrado aqui, com o design multi-escala da Kaizen a ostentar um sistema moderno de tremolo Music Man – uma especificação invulgar para guitarras multi-escala que também oferece amortecedores de mola, que funcionam para aliviar o ruído indesejado. Os afinadores Steinberger Locking Gearless também entram no pacote de specs, tal como um conjunto de pickups Music Man Custom Wound. Especificamente, a Kaizen apresenta um humbucker HT Bridge e um humbucker Offset Mini Neck, ambos ligados a um switch de três vias e botões de volume e tone.
Quando o modelo original foi revelado no ano passado, Abasi referiu que a Kaizen reflectia o seu desejo de continuar a «forçar os limites do instrumento. Parte da razão pela qual o fizemos está encapsulada no nome, ‘Kaizen’. Penso que, muitas vezes, as pessoas olham para a guitarra como imutável. Não vejo nada de errado nisso, mas inspira-me forçar o instrumento para diante e penso que esta foi uma oportunidade para o fazer».
As Kaizen de seis e sete cordas estão disponíveis em quatro acabamentos: o padrão Apollo Black e os limitados a 60 exemplares Indigo, Mint e Chalk. Devido à ausência dessa corda extra, esta versão da Kaizen é ligeiramente mais barata (3.799 dólares). Para mais detalhes, sigam até ao site oficial da Ernie Ball Music Man.
Um pensamento sobre “Ernie Ball Music Man Kaizen”