Depois das guitarras Kaizen, estará um novo amplificador com a assinatura de Tosin Abasi na calha? A Bad Cat Amps está a colaborar com o guitarrista dos Animals As Leaders que, em digressão, está a usar um modelo Lynx e um misterioso e denominado modelo Jet Black.
Tosin Abasi revelou ter-se tornado parceiro oficial da Bad Cat, com o guitarrista dos Animals As Leaders a usar actualmente dois modelos da marca californiana, enquanto está em digressão com os Dream Theater e Devin Townsend, na Dreamsonic 2023 Tour. Mais especificamente, Abasi está a ligar-se a um cabeço Lynx e um protótipo de um modelo conhecido como Jet Black, a respeito do qual não há mais pormenores – nas fotografias de imprensa divulgadas pela Bad Cat, Abasi está a ocultar o painel de controlo do novo amplificador, pelo que nem sequer podemos especular sobre as suas características.
De qualquer forma, pode especular-se que o amp estará a ser preparado para o mercado. Abasi está a utilizar os dois amplificadores num rig stereo e ambas as partes (músico e marca) parecem encantadas com a parceria. «Quando liguei o novo Bad Cats, não precisei de andar a procurar o meu som, estava lá imediatamente. Nunca tinha ouvido tanta clareza e definição antes», referiu Tosin Abasi. Bom, o Jet Black também poderá tratar-se de um design custom exclusivo. A Bad Cat tem uma lista de artistas extensa e estilisticamente diversificada que inclui nomes como Bonnie Raitt, Jamie Cook dos Arctic Monkeys, Keith Urban ou Troy Van Leeuween dos Queens Of The Stone Age. A empresa fez amplificadores de assinatura para artistas como Jeffrey Kunde e James Duke, mas apenas na pretensão de que, ocasionalmente, fazem amplificadores personalizados para artistas que depois querem vender mais amplamente.
O tempo dirá se o Jet Black poderá ser um desses projectos, mas Peter Arends, CEO da Bad Cat Amplifiers, parece estar a sugerir algum tipo de colaboração personalizada com Tosin Abasi: «Trabalhar com Tosin é simplesmente inspirador. A sua criatividade, as suas capacidades musicais e a sua forma inovadora de tocar são reconhecidas e admiradas muito para além de qualquer género de rock- Partilhamos a paixão por criar novos sons sem ideias pré-concebidas e certamente não vamos parar por aqui».
O input de Abasi sobre o design de uma marca americana de amplificadores a válvulas seria interessante, sem dúvida. O seu som não vive sem falta de robustez nos graves, sendo que um high gain capaz de lidar de oito cordas não é algo negociável. Mas também é precisa muita clareza para articular o seu pioneiro estilo percussivo.
O Lynx tem tudo isso em abundância. Um design high gain que incorpora o perfil clássico da Bad Cat, construído para lidar com riffs tocados em guitarras de oito ou sete cordas, de espectro de frequências alargado. Talvez o Jet Black venha oferecer uma plataforma de som ainda mais contemporânea.

The Spirit Carries On
Para se ter uma ideia de como o rif Lynx/Jet Black de Tosin Abasi soa ao vivo, nada como conferir o recente bootleg dos Dream Theater a tocarem “The Spirit Carries On” com Abasi, John Petrucci, Devin Townsend e Mike Keneally nas guitarras da faixa clássica de “Metropolis Pt 2: Scenes From A Memory”. Os titãs do metal progressivo Dream Theater iniciaram a sua Dreamsonic Tour no dia16 de Junho, no E-B Center At Cedar Park, em Cedar Park, no Texas. Para a canção final da sua actuação, o referido clássico “The Spirit Carries On”, os músicos juntaram-se em palco aos companheiros de digressão Devin Townsend e os Animals As Leaderds, que trataram de dar um toque especial ao tema originalmente contido no LP de 1999. A actual rota da banda nova-iorquina pela América do Norte vai passar por um total de 29 cidades e termina no dia 26 de Julho em Phoenix, no Arizona.
De volta a Tosin Abasi, esta colaboração com a Bad Cat é a mais recente de uma série de endorsements, onde se destaca o trabalho desenvolvido com Ernie Ball Music Man para a Kaizen, uma gama de guitarras elétricas de última geração que foi expandida na NAMM 2023, quando a EBMM lançou versões de seis cordas. Já sobre a marca de amps, no site oficial da Bad Cat podem consultar o actual catálogo de gamas em produção.