Suhr Guitars, Modelos de Assinatura na NAMM 2022

Andre Nieri, James Ivanyi, Ian Thornley, Pete Thorn e Reb Beach são as assinaturas dos cinco canhões construídos pelo guru John Suhr. Madeiras nobres e exóticas e visuais arrasadores, com specs de elite.

Depois de, no início de 2021, a Winter NAMM ter decorrido de modo virtual, em 2022 a importante feira foi adiada, passando para Junho em vez do habitual mês de Janeiro, eliminando o certame tradicional de Nashville. A Winter NAMM, tradicionalmente organizada durante o mês de Janeiro, em Anaheim, Califórnia, teve lugar entre os dias 3-5 de Junho de 2022.

Portanto, as novidades são muitas e depois de ter arrancado o ano anunciando a edição limitada da gama Standard Legacy, um regresso às origens, e ter entrado no mercado de efeitos de delay com o Discovery, um impressionante pedal analógico com especificações poderosas, a marca de John Suhr aproveitou para revelar novos modelos de assinatura, para Andre Nieri, James Ivanyi, Ian Thornley, Pete Thorn e Reb Beach. Vamos olhar as características principais de cada um destes canhões!

ANDRE NIERI MODERN | Com um corpo em mogno genuíno e tampo em maple liso, esta guitarra surge num arrasador preto e dourado, com acabamento acetinado. O braço em roasted maple tem um perfil “EVEN C Slim”, com a espessura entre .800” e .880” e pestana de 1.650”. A escala é em ébano, percorrida por trastes de aço inox em tamanho jumbo. Os PUs são os dourados SSV (braço) e SSH Plus (ponte). Na terceira posição do switch conjuga-se a divisão das bobinas de cada humbucker. O controlo de Tone apenas funciona na primeira e na quinta posição. O hardware inclui a ponte Gotoh 510 2-Post e afinadores de bloqueio Suhr Locking.

JAMES NORBERT IVANYI MODERN | Também um modelo Modern, a assinatura de James Ivanyi partilha vários specs com o modelo de Nieri. As tonewoods são as mesmas no corpo, tampo, braço e escala. Muda o acabamento do corpo, aqui em gloss. Também o perfil do braço é diferente. Neste caso, um Modern Elliptical .800″-.850″, com a mesma tipologia de trastes que percorre a escala composta (10”-14”). A pestana mantém a largura de 1.650”. Apesar de não serem dourados, os pickups são os mesmos. Desta feita a switch blade tem apenas três posições, com função Preset Blower. No controlo Tone há possibilidade de dividir os buckers com o sistema push/pull. Também o hardware é o mesmo, nos afinadores e ponte.

IAN THORNLEY CLASSIC T | Esta Tele é construída com corpo African Okoume, com acabamento acetinado. O braço é em mogno genuíno, com perfil do músico – Ian Thornley V .875″-.970″. A escala é em ébano com raio de 16” e pestana de 1.650”, percorrida por trastes inox de tamanho jumbo. Nos pickups temos um SSH Plus (ponte), o single-coil V60 (meio) e o SSV (braço). São seleccionados por um switch de cinco vias que soma os buckers na posição 3 e os divide de modo automático na posição 2 e 4. O hardware é o mesmo dos modelos expostos anteriormente.

REB BEACH STANDARD | Talvez a Voyager, a sua assinatura com a Ibanez, não tenha tido uma recepção muito calorosa no mundo dos guitarristas, mas não conseguimos imaginar isso suceder com este modelo. A Suhr Reb Beach tem uma estética irresistível, casando madeiras exóticas. O corpo é composto por duas peças de koa, com acabamento em óleo. No braço, de perfil Even C RB .800″-.850″, a madeira é o pau ferro. O mesmo material da escala de raio composto (10”-14”), com trastes heavy nickel. A pestana possui 1.650”. O humbucker é um feroz EMG 85 e os single-coils uma dupla de EMG SA. A ponte (recuada) é Floyd Rose original e os afinadores são Goth Mini Keys. A guitarra está disponível em versão para canhotos.

PETE THORN STANDARD | A essência dos modelos Pete Thorn é a versatilidade. Esta HSS possui o afamado Thornbucker II e dois V63, sem circuitos de possibilidades extra nos controlos, dependendo apenas da minúcia do carácter sónico dos PUs. Os afinadores são Suhr Locking e a ponte, com mecanismo de bloqueio nas saddles é uma Wilkinson WVS-130. O corpo é em alder, com acabamento gloss. O braço em roasted maple tem o perfil Pete Thorn 60’s Soft V .830″-.910″. A escala em ébano, de raio composto (10”-14”) tem, mais uma vez, trastes inox em tamanho jumbo. A pestana alarga-se por 1.687″. Há várias possibilidades de cores: Inca Silver (o modelo na imagem, com versão disponível para canhotos); Graphite Metallic, Garnet Red e Ocean Turquoise.

Mais informação sobre cada um dos modelos disponível no website oficial da Suhr.

Leave a Reply