Sullen, Os Temas Que Introduzem o Segundo Acto de “Nodus Tollens”

“Nodus Tollens – Act 2: Ascension” é a conclusão do ciclo de álbuns conceptuais dos Sullen que a pandemia interrompeu. Ainda com a formação anterior da banda, o disco chega em Dezembro de 2022 e as suas veredas sónicas estão já abertas por “Locust” e “Stoichiometric”.

Foi em 2021 que chegou “Nodus Tollens – Act 1: Oblivion”, o mais recente álbum dos Sullen, sucessor de “Post Human”, datado de 2015. David Pais na voz, André Ribeiro e Pedro Mendes nas guitarras, Ricardo Pinto no baixo e Marcelo Aires, na bateria, gravaram condicionados pelos confinamentos que eram o novo normal no período pandémico e assim o disco teve os vários instrumentos «gravados nos home studios de cada um dos membros, sendo excepção apenas a bateria, que foi gravada no Stone Sound Studio, com o produtor Ricardo Oliveira», recordava à LOUD! o baterista Marcelo Aires. Depois, o áudio foi misturado e masterizado pelo baixista Ricardo Pinto, com a produção a cargo da própria banda.

No início de Novembro de 2022 foi anunciada a edição da segunda parte. Aquele que será o terceiro longa-duração do grupo, intitulado “Nodus Tollens – Act 2: Ascension”, tem prevista de edição no dia 02 de Dezembro de 2022. Esta sequência, estava claramente anunciada, desde logo no título do disco. «A maior parte do segundo acto do «Nodus Tollens» já estava praticamente estruturada aquando do lançamento do disco anterior e é efectivamente uma continuação directa do primeiro, fechando um ciclo numa viagem de autodescoberta, purga, renovação e autossuperação», explica o baterista Marcelo Aires a Emanuel Ferreira.

«A separação em duas partes surgiu na intenção de ter estas duas fases intercaladas para que a sua afirmação fosse mais palpável, a primeira um exercício de introspecção e a segunda de abstracção, culminando na transcendência do ser». Pelo meio a banda editou um EP digital gravado ao vivo em estúdio. Originalmente reservadas para subscritores de conteúdos exclusivos da banda, estas versões live take de “Fail-safe”, “Human” e “Skylines” foram libertadas em formato digital já no dia 07 de Outubro, no EP “Redboxstudios Sessions”.

Os quatro temas que serviram também para encerrar um capítulo na vida da banda, já depois da apresentação a uma nova formação, diferente daquela que gravou o álbum que vai agora ser editado. Os Sullen são agora: Luís Maat na voz e sintetizações; Pedro Favas, André Ribeiro e João Corceiro, nas guitarras; e a secção rítmica permanece com Ricardo Pinto no baixo e Marcelo Aires na bateria.

Logo no anúncio do novo trabalho de estúdio, estreou o single “Locust”. Mais recentemente foi estreado outro novo tema, intitulado “Stoichiometric”, que, segundo os autores, «é a representação de um caminho para a iluminação transcendental, uma resignação estóica aos vínculos dogmáticos e materiais numa demanda por respostas significativas».

Leave a Reply