A TC Electronic estreia a Plethora X3, unidade multi-efeitos com basicamente a mesma capacidade de processamento da anterior versão X5, mas compactada a pensar na gestão de espaço das pedalboards.
Depois de, no início de 2021, a Winter NAMM ter decorrido de modo virtual, em 2022 a importante feira foi adiada, passando para Junho em vez do habitual mês de Janeiro, eliminando o certame tradicional de Nashville. A Winter NAMM, tradicionalmente organizada durante o mês de Janeiro, em Anaheim, Califórnia, tem lugar entre os dias 3-5 de Junho de 2022.
Em Setembro de 2019, a TC Electronic anunciou sem quaisquer detalhes um pedal multi-efeitos que seria “pau para toda a obra”. Mas depois disso nunca mais surgiu qualquer outra informação sobre o produto, nem no final desse ano, quando começam os anúncios do que irá estrear na NAMM, nem depois na própria exibição em Anaheim, que decorre tradicionalmente em Janeiro. Foi já em Fevereiro de 2020 que, de repente, a marca dinamarquesa revelou oficialmente a Plethora X5 TonePrint Pedalboard. Trata-se de uma pedaleira com cinco secções de efeitos separadas, cada uma com o seu específico footswitch MASH (design sensível à pressão). Basicamente, a Plethora X5 contém cada um dos modelos de pedais TonePrint que a TC lançou até ao momento e que incluem efeitos como pitch-shifting, delay, reverb, enfim praticamente qualquer tipo de modulação que se possam lembrar.
Sobre a Plethora X5, podem descobrir muito mais no artigo que lhe dedicamos. A unidade foi ainda alvo de recente actualização de firmware, a versão 1.3.11, carregada com correcções e algumas melhorias na experiência de utilização. Na NAMM 2022 estreia a Plethora X3, que compacta o modelo maior e mantém a abrangência de possibilidades multi-efeitos, congregando os exactos algoritmos de 15 pedais TonePrint da TC Electronic. Para já (em futuras actualizações se verá), não estão incluídos efeitos drive genéricos no circuito que reúne uma bem porreira selecção de delays, reverb, modulação, phase e pitch shifting. Eis a lista completa de efeitos da Plethora X3: Helix Phaser; Viscous Vibe; Tape Deck Looper; Hall Of Fame 2 Reverb; Flashback 2 Delay; Sub N Up Octaver; Brainwaves Pitch Shifter; Corona Chorus; Hypergravity Compressor; Mimiq Doubler; Vortex Flanger; Pipeline Tap Tremolo; Quintessence Harmony; Sentry Noise Gate; Shaker Vibrato; e o fenomenal Alter Ego Vintage Echo.
Também na X3 é possível optimizar a definição dos parâmetros dos efeitos via Bluetooth, com a TonePrint App – onde podem descarregar os sons de assinatura de outros músicos, etc. Através da função Mash, cada um dos footswitches desta unidade pode operar como um conveniente pedal de expressão, permitindo poupar ainda mais espaço em pedalboards sobrelotadas. A Plethora X3 inclui ainda um conjunto de ferramentas bem úteis como um afinador no circuito, simulador de coluna, para ligação directa, e um looper baseado no Ditto Looper da marca dinamarquesa.
Eis o vídeo oficial de apresentação da Plethora X3. Mais info em tcelectronic.com