Os The Gathering preparam-se lançar o seu primeiro álbum de estúdio em quase uma década. “Beautiful Distortion” chegará no final de Março de 2022 através da Psychonaut Records. Produzido por Attie Bauw, que trabalhou com a banda em “Home”, de 2006, e “How To Measure A Planet?”, de 1998, o 11º LP de estúdio dos holandeses conta com oito canções.
Dez anos depois, os holandeses The Gathering, banda que no clássico álbum “Mandylion” revelou ao mundo a extraordinária voz de Anneke van Giersbergen, estão a ultimar um novo álbum de estúdio. O baterista Hans Rutten, numa conversa com o Underground’s Voice, que podes conferir aqui, dizia em Fevereiro passado que a ideia era editar ainda em 2021. «Pode dizer-se que gravámos muito. Temos bastante material e decidimos trabalhar com o Attie Bauw — é ele o produtor do novo álbum. Também trabalhou no “Home” e no “How To Measure A Planet?”, por isso conhecemos o Attie muito bem — é nosso amigo. Achámos que era bom produtor para este material. Já gravámos quase tudo. Ainda temos de gravar as linhas vocais e mais algumas coisas, por isso ainda não terminámos. Mas o que posso dizer sobre isso? Tem sido uma grande viagem. Uma grande aventura».
«Não olhamos para o “Afterwords” como o nosso último álbum de estúdio», diz Hans em relação ao tempo que passou desde o último lançamento dos holandeses. «Todos vemos o “Disclosure” como o nosso último álbum de estúdio. O “Afterwords” foi mais ou menos uma after party desse disco. O Frank [Boeijen, teclados] e o René [Rutten, guitarra] queriam muito fazer algumas coisas extra — fazer remisturas. Tínhamos alguns sons a acontecerem e algumas ideias, então desenvolvemos uma espécie de… É um mini-álbum, talvez, mas é um mini-álbum longo».
Ainda de acordo com Hans, o tempo de inactividade durante a pandemia proporcionou-lhe, e aos seus companheiros de banda, uma oportunidade perfeita para se concentrarem agora num novo álbum. «É estranho, porque é realmente impossível fazer digressões», disse o músico. «Está tudo incerto, especialmente este ano, e temo que demore um pouco antes de podermos voltar à estrada; será difícil fazer uma tour. Por outro lado, o que podemos fazer escrever música nova — e podemos fazer isso à distância, é claro — enviar arquivos, enviar ideias uns para os outros. Isso é o que podemos fazer, e é o que fizemos no ano passado, 2020. Trocámos e-mails com arquivos, e foi isso que fizemos».
Questionado por uma data para o disco, Hans apontava para depois deste último Verão, mas sem se comprometer. «O vírus continua a acontecer, toda a gente sabe isso, mas nós queremos realmente lançá-lo este ano. Portanto, vamos apontar para uma data depois do Verão, mas tudo depende das gravações. Queremos gravar com a Silje [Wergeland, cantora norueguesa da banda], claro. E é difícil viajar agora. A ideia é ela vir para a Holanda para gravar as vozes, mas é difícil por causa do vírus». Entretanto, foi confirmado que o disco chegará na Primavera de 2022. Em comunicado da banda é referido: «’Beautiful Distortion’ é um álbum eclético típico dos The Gathering, embora possa ser o nosso álbum mais dinâmico e melódico até à data. O som atmosférico e rock electrónico de assinatura é coroado com as quentes linhas vocais nórdicas de Silje Wergeland».
É a vocalista, Wergeland, que acrescenta: «Queríamos que o artwork e o título reflectissem os tempos em que temos vivido ultimamente. Através da pandemia, tentando ser criativos isoladamente, todas as nossas lutas diárias, na vida privada, nas relações, e tudo aquilo que surge na vida e com o facto de não sermos capazes de nos encontrarmos cara a cara. Simboliza a comunicação, ou a falta dela, a interacção que tem estado fora de equilíbrio. Mas, ao mesmo tempo, toda a beleza que pode sair desta distorção, como música nova, ideias e perspectivas. Tem sido um longo caminho, mas estamos muito satisfeitos e entusiasmados por em breve revelarmos aquilo em que temos trabalhado tão arduamente ao longo dos últimos anos».
O primeiro single de “Beautiful Distortion”, uma canção chamada “In Colour”, pode ser reproduzida no player em baixo.