O Último Concerto da Formação Original dos Stooges

Em 2020, a Third Man Records resgatou uma gravação do histórico concerto dos Stooges no Goose Lake International Music Festival, em 1970. O disco celebra o 50º aniversário do concerto que se diz ter sido o último da formação original.

A gravação desta edição foi feita a partir da mesa de som do festival. “Live at Goose Lake: August 8th 1970” é um bootleg, mas oficial. Ao longo de mais de cinco décadas, o concerto tem sido alvo de muita especulação, com muitos a afirmarem que o baixista Dave Alexander, devido a nervos ou intoxicação, congelou diante das 200 mil pessoas do público, não tocando uma única nota, o que teria motivado a sua saída da banda, a mando de Iggy Pop. Contudo, a Third Man Records garante que esta gravação prova o contrário.

A editora de Jack White refere no seu website«Acreditam que o Alexander, na verdade, tocou? Ou que, descontando umas baldas em algumas canções, o Alexandre esteve bem sólido a segurar os outros?» É dito que as fitas foram descobertas na cave de uma quinta no Michigan e que são a única gravação feita a partir da mesa de mistura com a formação original da banda. Nela, Iggy Pop, o guitarrista Ron Asheton, o baterista Scott Asheton e o Dave Alexander tocam integralmente o seu LP de 1970, “Fun House”.

O álbum da TMR foi editado no dia 07 de Agosto de 2020. A foto na entrada é de Tom Copi, registada no mesmo ano de Goose Lake, mas no Cincinnati Pop.

Um pensamento sobre “O Último Concerto da Formação Original dos Stooges

Leave a Reply