Triptykon

Triptykon/Celtic Frost Redux 2023

Os Triptykon, banda construída em torno da lenda do death e do black metal Gabriel Fischer, vão passar em Portugal para um set exclusivo dedicado aos Celtic Frost, no Vagos Metal Fest. Aqui podem ver um bootleg oficial (pro-shot) do concerto no Rock Hard Festival, na Alemanha.

Foi em 2008 que o suíço Gabriel Fischer, também conhecido como Tom G. Warrior, saiu dos Celtic Frost para fundar um projecto paralelo – juntamente com o baixista Vanja Slajh e ainda sem nome. Mas quando os Celtic Frost terminaram a sua carreira e as coisas ganharam velocidade, Fischer deu à banda o nome dos trípticos medievais – imagens de santos em três partes. Com V. Santura (guitarra) e Norman Lonhard, os Triptykon estavam completos. Em 2009, foi lançado o álbum de estreia “Eparistera Daimones” e, em 2010, a banda actuou no SWR. Com letras ocultas, que também tratam de fanatismo religioso e nihlismo, bem como sons duros, a banda abriu caminho para os corações dos mais empedernidos fãs de metal.

Depois de Fischer já ter trazido a sua era Hellhammer para os palcos nacionais, com o projecto “Triumph Of Death” (uma vez mais no SWR), também tem apresentado os seus clássicos dos Celtic Frost com os Triptykon. Há cerca de dois anos, Fischer confessava à Heavy Culture, em declarações resumidas pelas LOUD!, estar aberto à ideia de ressuscitar os Celtic Frost para ou dois concertos em memória de Martin Eric Ain: «Conversei com o Reed St. Mark, o baterista original dos Celtic Frost, (…) sobre a hipótese de fazermos um ou dois concertos em memória do Martin Ain. De momento, ainda não finalizámos esses planos, mas talvez façamos isso um dia. A ideia seria tocarmos apenas com ex-membros dos Celtic Frost que estavam no grupo nessa altura e talvez fazermos um set completo, que inclui todas as eras da banda. Talvez fosse uma boa ideia tocarmos num ou dois festivais e gravar tudo em homenagem ao Martin Eric Ain».

Tom G. Warrior está bem consciente do legado dos titãs suíços que liderou e que foi alvo de recente celebração através do luxuoso box set Danse Macabre. Essa edição reúne os trabalhos dos Celtic Frost na sua época mais pioneira, entre 1984-87, e Warrior conversou com a Metal Injection nesse contexto«Tenho sorte com as pessoas da BMG. Respeitam os artistas e pediram-me para co-desenvolver o conceito com eles. E pediram-me que supervisionasse todo o trabalho artístico para o tornar basicamente num verdadeiro projecto de Celtic Frost, em vez de ser um cash in típico de uma label. Estavam abertos a tudo o que eu quisesse contribuir e, do meu lado, claro, as contribuições também tomaram em consideração o que Martin Ain teria feito se ainda o tivéssemos feito em conjunto».

A Amazing Events anunciou os Triptykon como um dos grandes destaques da edição deste ano do Vagos Metal Fest. Ainda para mais, a banda liderada por Tom G. Warrior vai encabeçar o último dia do evento, que decorre nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, na Quinta do Ega, com uma actuação exclusiva focada unicamente nos clássicos dos sacrossantos Celtic Frost, dando assim oportunidade aos fãs lusitanos de ouvirem temas incontornáveis como “Dethroned Emperor” ou “Circle Of The Tyrants”. Malhas essas que podem ouvir na gravação que o programa de TV alemão “Rockpalast”, transmitido pela estação de televisão Westdeutscher Rundfunk (WDR), fez de um concerto no Rock Hard Festival.

No player em baixo vão disparar o alinhamento completo: Into The Crypts Of Rays; Visions Of Mortality; Dethroned Emperor; Morbid Tales; Procreation (Of The Wicked); Return To The Eve; Nocturnal Fear; Circle Of The Tyrants; Visual Aggression; Suicidal Wind; The Usurper; Jewel Throne; Dawn Of Megiddo; (Beyond The) North Winds; Necromantical Screams.

Leave a Reply