Para Johnny Kelly, o baterista dos Type O Negative, só uma mulher poderia ocupar o lugar do carismático Peter Steele, numa hipotética reunião da banda.
Numa recente entrevista no podcast “Loaded Radio”, Johnny Kelly foi questionado se alguma vez se falou numa reunião, nem que fosse para um único concerto de homenagem ao falecido frontman da banda, Peter Steele. O antigo baterista dos Type O Negative admite que sim, mas que tal deve ser contextualizado como «conversas de café. Nunca houve qualquer consideração séria, do estilo, devemos fazer alguma coisa? Fará sequer algum sentido fazer isso? Ou, também, será apenas uma gritante capitalização? Tudo isto passa pela tua cabeça».
As reticências da banda são bastante fundamentadas e, de resto, o legado do gigante baixista e líder da banda continua bastante vivo. «As pessoas celebram-no [Peter] o tempo todo. Fazem-no diariamente. Vejo-o online constantemente e ao impacto que ele teve. Talvez algures no futuro possa haver algo que… Não sei. Mas sei que teria de incluir também o Kenny [Hickey, guitarra] e o Josh [Silver, teclados]. Qualquer coisa que fizéssemos, teríamos de ser nós os três. E não há maneira de conseguir que o Josh faça algo desse género [risos]».
Considerando a impossível hipotética reunião, Kelly foi questionado sobre quem poderia assumir as partes vocais de Peter. Considerando o carisma bastante singular de Steele e as suas idiossincrasias enquanto cantor, Kelly surpreende na sua resposta, mas ao mesmo tempo faz imenso sentido: «Não sei. Eu quereria que uma mulher o fizesse. Queria uma vocalista feminina – como Ann Wilson [Heart] ou algo do género [risos]. Mas mesmo assim, essa é logo a primeira coisa. Quando pensamos em fazer algum tipo de concerto de homenagem, há todas estas pessoas… Sim, o Peter era muito bem visto pelos nossos pares e assim e iria aparecer um monte de tipos lá em cima a tentar soar como o Peter. E não se consegue fazer isso. Portanto, então qual é a coisa mais remota do Peter? Terias de fazer algo completamente abstracto. E eu diria que isso seria arranjar uma vocalista feminina. Acho que o Peter se divertiria ao ver uma rapariga a cantar as suas canções, ao ver uma mulher a cantá-las. E realçaria realmente o objectivo de fazer algo como um tributo, em vez de tentar recriar algo».
Peter Steele faleceu em Abril de 2010, de insuficiência cardíaca, aos 48 anos de idade. Nascido Petrus T. Ratajczyk a 4 de Janeiro de 1962, em Brooklyn, Nova Iorque, possuía uma intimidante estrutura física, com mais de dois metros de altura, e tinha uma voz grave e produnda, uma das características mais reconhecidas na música dos Type O Negative. Antes de formar esta banda, Steele tocou nos Fallout e nos Carnivore. Podem disparar o p’odcast completo no player em baixo.