Led Zeppelin

When The Levee Breaks, John Paul Jones Rearranja o Clássico de Led Zeppelin

Junto a uma hoste de músicos de todo o mundo, John Paul Jones rearranjou “When The Levee Breaks” dos Led Zeppelin e gravou uma versão que se aproxima ainda mais do original country blues de 1929.

Com a sua extraordinária introdução de bateria, aquele som descomunal, cortesia de John Bonham, captado originalmente num vão de escadas de Headley Grange, “When The Levee Breaks” tornou-se um dos maiores clássicos dos Led Zeppelin. O tema é um country blues originalmente gravado por Kansas Joe McCoy e Memphis Minnie em 1929, fazendo alusão às catástrofes provocadas pelas grandes cheias do Mississippi em 1927.

John Paul Jones, o baixista dos Led Zeppelin, juntou um número estelar de convidados e regravou o tema com novos arranjos que, de alguma, forma parecem unir mais ambas as versões, a original e a que a banda britânica editou em 1971, no álbum “Led Zeppelin IV”.

Esta nova versão foi lançada numa campanha de sensibilização da iniciativa Songs Around The World, um projecto da fundação sem fins lucrativos Playing For Change, criada em 2007 para ajudar jovens marginalizados em países pobres, proporcionando-lhes educação musical e artística. Jones juntou-se a Stephen Perkins (Jane’s Addiction), Susan Tedeschi, Derek Trucks, ao músico de blues Buffalo Nichols, à cantora norueguesa Elle Márjá Eira – que também faz parte da banda de Jones, os Snoweye – a Mihirangi, cantor Māori, e ainda a uma hoste de outros músicos e dançarinos de sete países diferentes.

Leave a Reply