O BOSS GT-1000 pode parecer um pedal que vai ocupar demasiado espaço na pedalboard, mas na verdade é um compacto e super funcional processador que vos poupará bastante espaço e dores de cabeça logísticas. Para guitarra e baixo, com a actualização de firmware em 2022.
Poderoso e ultra-versátil, o GT-1000CORE proporciona a melhor experiência de processamento para guitarras e baixos num único pedal. O poder completo do DSP da emblemática GT-1000 está presente dentro desta incrível miniatura, com qualidade de som profissional, tecnologia AIRD avançada, 24 blocos de efeitos simultâneos e mais de 140 tipos de amp/efeitos únicos, para uma expressão criativa ilimitada. O GT-1000CORE encaixa facilmente em qualquer configuração de pedaleira e funciona perfeitamente como um processador independente para tocar ao vivo e no estúdio. E com I/O flexível e enorme compatibilidade de controlo, pode ser definida como o equipamento principal em qualquer configuração.
Oferece versatilidade criativa de próxima geração em qualquer pedaleira, grande ou pequena. Alterna entre os modos Memory e Manual para recordares predefinições ou ativares/desligares efeitos – a integração com outros pedais também é bastante simples através do I/O mono ou stereo. Utiliza os jacks duplos de envio/retorno para efeitos externos, para o método de quatro-cabos, ou separa feeds para um PA ou gravador. Utiliza um controlo mais profundo com pedais externos e pedais de expressão, ou troca canais remotamente no teu amp. E com MIDI I/O nos jacks TRS que economizam bastante espaço, o GT-1000CORE consegue controlar — ou ser controlada por — outros dispositivos MIDI na tua configuração. Com um único patch, tens acesso a 24 efeitos simultâneos, incluindo dois amps ao mesmo tempo. E com 250 patches de utilizador, existe imenso espaço para o armazenamento de criações sonoras que se adaptam a qualquer tipo de concerto.
O impressionante módulo DSP proporciona toda a potência necessária para os efeitos disponíveis, por isso não precisas de te preocupar com a falta de processamento durante a construção de sons. É um interface USB áudio/MIDI com múltiplos canais para produção flexível em DAW e re-amping eficiente. O modo de Gravação permite-te escolher entre uma variedade de tipos de colunas e microfones incorporados, e também é possível importar 16 das tuas respostas de coluna em formato WAV favoritas. O looper interno é uma excelente ferramenta para praticar, construir sons e desenvolver ideias. E com o interface de utilizador intuitivo BOSS Tone Studio, é fácil construir sons num computador Mac ou Windows.
O GT-1000CORE aproveita a inovadora tecnologia AIRD da BOSS para alcançar um novo nível de performance, flexibilidade e utilização. A AIRD é a evolução do compreensivo conceito Tube Logic utilizado nos amplificadores Katana, Waza e Blues Cube, adaptada para providenciar resposta consistente em todos os cenários em que um processador de amp pode ser utilizado. A AIRD permite ao GT-1000CORE fluir suavemente em qualquer configuração criativa, providenciando som excelente e toque de amplificador a válvulas natural, com ajustes mínimos.
Uma vasta seleção de tipos de AIRD Output Select permitem ajustar o som para qualquer destino, seja a entrada de um amp de guitarra, um power amp de guitarra com coluna ou um sistema de monição full-range — ou todos em simultâneo. A AIRD está plenamente integrada, a todos os níveis, com os amps do GT-1000CORE, por isso vais sempre experienciar som e resposta com máxima autenticidade, onde quer que estejas ligado. Existem amps originais da BOSS adequados para todos os estilos de guitarra, mais amplificadores a válvulas famosos, desde combos vintage cobiçados até cabeços high-gain. Também inclui um enorme número de opções de efeitos, incluindo clássicos da BOSS, pedais retro, efeitos MDP e algoritmos avançados da série 500 da BOSS. Séries múltiplas e routings paralelos são fáceis de configurar com o interface intuitivo. E com a inteligente funcionalidade Stompbox, as definições de amp e efeitos frequentemente utilizadas podem ser ajustadas entre múltiplos patches ao mesmo tempo.
O GT-1000CORE é uma potência no processamento de graves num package “grab-and-go”. Três preamps AIRD para baixo providenciam modelação do som e estão disponíveis oito efeitos de overdrive/distorção diferentes, para dar uma coloração adicional. Também está presente um compressor MDP para baixo, mais chorus, flanger, touch wah e muitos outros efeitos especificamente afinados para baixos. Com os versáteis efeitos e roteamento de saída do GT-1000CORE, pode debitar um som otimizado para um amplificador de palco ou PA mixer – ou ambos ao mesmo tempo.
Já em Fevereiro de 2022 chegou uma nova actualização de firmware ao GT-1000Core e também ao modelo maior, o processador multiefeitos GT-1000, a mesma versão 3.2 de renovação de firmware, que inclui 11 novos algoritmos de masterização de efeitos e cinco novos patches de delay. Em termos de masterização, a actualização pretende ajudar a moldar o som global numa variedade de estilos e cenários musicais diferentes. Já os novos delays foram modelados a partir de clássicos efeitos Roland/Boss, emulando os sons de unidades SDE-3000, DD-20 Standard, DD-20 Analog e ainda os modos Warm e Glitch do DD-8.
Há outras actualizações em destaque, desde logo a expansão de opções IR de Speakers/colunas para gravação, com a capacidade de usar tipos de altifalantes “Originais” de diferentes amplificadores – e novos tipos de microfones. Está agora disponível um tipo de microfone RBN121 e foram acrescentadas três opções de mistura de microfone ao bloco Speaker Simulator. Para terminar, pela primeira vez desde que surgiu, as unidades GT-1000 estão agora disponíveis com suporte EV-1-WL. Dessa forma, o pedal de expressão MIDI da Boss pode ser ligado às unidades multi-efeitos via Bluetooth.
Para mais info sobre o GT-1000 e o GT-1000Core e a nova actualização, visitem o site oficial.
3 pensamentos sobre “BOSS GT-1000CORE & Firmware Update”