Oriundos de Singapura e uma das melhores bandas de grindcore da actualidade, os Wormrot passam no RCA Club acompanhados pelos Manferior e pelos Verme. Um concerto da Misophonia Produções, estas Hammer Smashed Sessions possuem um carácter obrigatório.
Após o lançamento de “Hiss”, um dos grandes álbuns de música extrema de 2022, os Wormrot regressam a Portugal prometendo uma descarga violenta de grindcore no seu melhor. “Grieve”, “Weeping Willow” e “Voiceless Choir”, malhas do recente disco (que possui o selo da inefável Earache Records, formam um pungente vídeo tríptico.
«A ‘Weeping Willow’ conta a história de um pai que tudo fará para proteger a sua filha, seja nesta vida ou na próxima. A canção introduz uma nova paleta de sons não frequentemente associados ao grindcore, que inclui cordas cortesia da violinista Myra Choo, de 18 anos, num colaboração que ilustra bem como os Wormrot vão continuar a ultrapassar os limites do género. Ao combinarmos três temas para contarmos uma história contínua, a trilogia retrata a vingança da protagonista anónima sobre os polícias corruptos que conspiraram o assassinato do seu amante. Além disso, quisemos prestar homenagem a alguns filmes japoneses dos anos 70 e a duas das séries de TV, ‘Triple 9’ e ‘Crimewatch’, que crescemos a ver em Singapura», lê-se no comunicado oficial da banda asiática.
A acompanhar os Wormrot, que se apresentam com o vocalista Gabriel Dubko, estarão os nacionais Manferior e Verme. Estes abrem as hostilidades da noite, regressando ao RCA com o seu crust d-Beat porcalhão e carregado de negrume ao qual misturam diversas inspirações do punk ao metal. Excluindo um single em 2020, o EP “MMDCCC” é a mais recente descarga de uma discografia que podem apreciar no Bandcamp oficial dos Verme.
Já o powerviolence dos Manferior, banda de Leiria, também fará agitar vibrar o coração crust de quem passar no RCA. Na execução técnica, a banda revela bom nível, comandada pela coerência das baterias de Pedro Neves. No trabalho editado em 2019, “Birth As Punishment” e no recente “From Dust” (2022) há muitas referências óbvias, cuja importância, nestas coisas, é apenas relativa. Ainda assim, a podridão do som da banda tende mais para o crust que para o sludge e o groove dos Nailbomb ou dos Nails paira como um miasma de voodoo sobre as composições. De qualquer forma, esta constatação nem é particularmente difícil de fazer, basta passarem pelo Bandcamp dos Manferior e será, até, bastante evidente. De qualquer forma, notar que o disco mais recente revela mais ferocidade nos riffs, com algumas progressões que não serão estranhas aos iniciados do black metal.
A entrada no RCA Club, no dia 13 de Março, vale 14€ (1 unidade de bebida ligeira incluída). A abertura de portas é às 20:00h. Meia hora depois tem lugar o concerto dos Verme. Os Manferior sobem a palco às 21:15h e os Wormrot iniciam às 22:15h.

Bilhetes à venda em https://form.jotform.com/solidlive/reservasrcaclub e à porta no dia do espectáculo.