Sob o lema ‘Além da Paisagem, o Terra Incógnita regressa em Março para recordar a importância da preservação dos Açores, com propostas de Sensible Soccers, Holocausto Canibal, Marlene Ribeiro e Mira Thiruchelvam, entre outros.
A decorrer em paralelo ao festival Tremor, o quarto momento do projecto Terra Incógnita vai propor três residências de criação com artistas portugueses e noruegueses. Participam nesta edição Mira Thiruchelvam, Marlene Ribeiro, MAÇARICO, Holocausto Canibal, Zkum e Inger Hannisdal. A ter lugar entre os dias 19 e 31 de Março, o Terra Incógnita promoverá três residências de criação na ilha, que resultarão no desenvolvimento de três bandas sonoras performativas para trilhos naturais seleccionados. A apresentação das mesmas acontecerá no final do período de criação, entre os dias 25 de Março e 1 de Abril. A participação é gratuita, mas implica inscrição através do site do evento.
Sob o lema Além da Paisagem, o Terra Incógnita quer “usar” a ilha para lembrar a importância da sua preservação. Os Açores sentam-se no centro do Oceano Atlântico, atrás das lendas das Sete Cidades e das descobertas por entre brumas e águas adversas. São a estação que liga a Europa aos Estados Unidos, terra de pesca, agricultura e turismo, placa tectónica viva, lugar-laboratório da interferência do homem na ideia de paisagem, antropoceno de mutações e narrativas de força entre as suas gentes e a natureza.
A Terra Incógnita toma a ideia de viagem e expedição para propor um projeto artístico transdisciplinar que se funde com a ilha de São Miguel e as suas comunidades. Tudo começa por um desafio lançado a artistas de diversas linguagens para pensarem musical e performaticamente um território específico. Na base, uma proposta de trilho que será activada com criações musicais site-specific, instalações multimédia e actos performativos. No final, um ciclo de conversas e outras acções de discussão que pretendem dar enquadramento ao intercâmbio proposto pelas residências artísticas.
Para tal, o programa integra ainda um ciclo de conversas com os artistas convidados, assim como um conjunto de visitas e apresentações em estabelecimentos de ensino da região. Com moderação de Mia Tomé, as conversas decorrerão na La Bamba Bazar Store entre 27 e 31 de Março sempre às 15h00.
A edição de Março do Terra Incógnita incluirá ainda a exibição, em grande ecrã de Futuro e Memória, Terra Incógnita, uma série documental realizada pelo açoriano Diogo Lima em torno da temática das edições passadas do evento. A sessão terá lugar a 1 de Abril, no Estúdio 13, e terá acesso livre. Entre 28 de Março e 1 de Abril será ainda possível experienciar 5 dos trilhos e bandas sonoras desenvolvidas dentro do projecto, uma vez que o festival Tremor irá organizar transporte para que os interessados possam, de forma livre, explorar os mesmos com recurso à aplicação mobile que reúne todas as rotas e trabalhos sonoros desenvolvidos no âmbito do Terra Incógnita.
O Terra Incógnita é financiado no âmbito do Connecting Dots do Programa Cultura EEA Grants 2014-2021 gerido pela Direção-Geral das Artes na qualidade de parceiro do programa, com organização da Associação Cultural Plutão Camaleão e apoio da Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal da Ribeira Grande, NOPA – the Norwegian Society of Composers and Lyricists, Amigos dos Açores, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e Wayzor Rent a Car.
PROGRAMA TERRA INCÓGNITA
Março e Abril 2023
25 Março, 10h00, Localização Secreta . Apresentação/Caminhada Performativa
Mira Thiruchelvam + Marlene Ribeiro + MA Ç ARICO
27 Março, 10h00, Escola Básica Integrada da Maia
Incógnita na Escola com Diogo Lima
27 Março, 15h00, La Bamba Bazar Store . Conversa
Incógnita Talk: Marlene Ribeiro
28 Março, 15h00, La Bamba Bazar Store . Conversa
Incógnita Talk: NOPA
29 Março, 10h00, Localização Secreta . Apresentação/Caminhada Performativa
Holocausto Canibal + Zkum
29 Março, 15h00, La Bamba Bazar Store . Conversa
Incógnita Talk: Holocausto Canibal
31 Março, 15h00, La Bamba Bazar Store . Conversa
Incógnita Talk: Sensible Soccers + Inger Hannisdal
1 Abril, 10h00, Localização Secreta . Apresentação/Caminhada Performativa
Sensible Soccers + Inger Hannisdal
1 Abril, Estúdio 13 . Cinema
Exibição de Futuro e Memória, Terra Incógnita, de Diogo Lima
Sessão será seguida de conversa com o realizador
Um pensamento sobre “Terra Incógnita #4”