Quatro Décadas do Festival WOMAD Celebradas em Vinil

A 29 de Julho de 2022, WOMAD e Real World Records celebram o 40º aniversário de um momento cultural marcante com o lançamento do álbum duplo Live at WOMAD 1982. Com actuações anteriormente inéditas de Echo and the Bunnymen, Peter Gabriel, Simple Minds, The Beat, Robert Fripp, The Drummers of Burundi, The Musicians of the Nile e muitos mais, esta gravação do primeiro WOMAD reflecte a diversidade inigualável de programação musical que se tornou a assinatura do festival ao longo destas quatro décadas.

Em Julho de 1982, o Royal Bath & West Showground, perto de Shepton Mallet, no Somerset, foi o local escolhido para aquilo a que os organizadores chamaram «a World of Music, Arts and Dance» (‘um Mundo de Música, Artes e Dança’. WOMAD, para abreviar). 5 palcos, com 60 bandas de mais de 20 países. A intenção por detrás do festival era reconhecer a influência da música não ocidental em bandas e músicos ocidentais de sucesso e criar um público mais vasto para essa música, combinando ambas no mesmo evento – um festival que celebra a música como uma língua universal.

A ideia do festival começou com uma conversa entre Peter Gabriel e o cineasta Mark Kidel, sobre o seu interesse comum em descobrir música de diferentes culturas e um desejo de introduzir mais desta música ao público britânico. «A nossa ambição não era espalhar world music em torno de um festival de rock, mas provar que estes grandes artistas poderiam ser headliners por direito próprio. Queríamos mostrar que onde quer que se nascesse, qualquer que fosse a cor de pele ou a língua, qualquer que fosse a persuasão religiosa ou sexual, o poder de um trabalho apaixonado e alegre teria um acolhimento caloroso no WOMAD», recorda Peter Gabriel.

Kidel identificou um grupo de entusiastas de música pós-punk que dirigiam a revista Bristol Recorder como os cúmplices perfeitos para explorar ideias sobre a forma de o conseguir. Peter pegou no telefone e ligou para a sua redacção, à qual foram convidados para uma reunião. Entre este grupo estava Thomas Brooman, que viria a ser o director do festival durante mais de duas décadas. «Talvez nos faltasse experiência profissional e conhecimentos musicais, mas certamente não nos faltava entusiasmo», recorda Thomas.

No Outono de 2021, as fitas originais que documentaram o primeiro WOMAD foram recuperadas dos arquivos na sede da Real World e o processo de restauração das gravações com 40 anos começou, superando muitos desafios técnicos para garantir que estas actuações vitais e históricas fossem preservadas. “Live at WOMAD 1982” abre uma janela para três dias de música incrível – com destaques dos múltiplos palcos, de artistas de muitos cantos do globo. A delicada música tradicional da China, cortesia de Tian Jin Music and Dance Ensemble e efusivos ritmos africanos de The Drummers of Burundi ouvem-se ao lado de clássicos de alguns dos maiores nomes da cena pop do início dos anos 80.

Enquanto a maioria dos participantes no festival nesse primeiro ano foram, muito provavelmente, atraídos pelos headliners do rock, o público ficou atordoado com as actuações viscerais de artistas que tinham viajado grandes distâncias para participar no festival. Uma review no The Observer descreveria como «o chão debaixo de nós tremeu», quando The Drummers of Burundi deixaram o palco e desceram para a relva, no meio da multidão, na manhã de Domingo. «Quando chegámos ao WOMAD, em 1982, pensei que tínhamos aterrado em Júpiter ou algures assim», diz Ian McCulloch, frontman de Echo and the Bunnymen. De facto, uma das memórias duradouras do festival é de ele e os seus companheiros de banda se juntarem, no palco, aos The Drummers of Burundi, para uma performance icónica de “Zimbo (All My Colours)”, que está incluída neste álbum com a oportuna introdução de Ian, «We’re Echo and the Burundi men».

O álbum inicia com a mesmerizante introdução percussiva “Tabla Iqae” (The Musicians of the Nile), seguida pelos The Beat numa interpretação fenomenal de “Mirror in the Bathroom”, estabelecendo a toada para o resto do álbum que, como o próprio evento fez, leva o ouvinte numa viagem à volta do mundo. O ambiente descontraído do festival provou ser o cenário perfeito para Peter Gabriel revelar músicas daquele que foi o seu quarto álbum, na altura ainda por lançar, por isso “I Have The Touch” está aqui incluído, juntamente com uma das primeiras actuações do clássico “Promised You a Miracle”, dos Simple Minds. Aderindo de de braços abertos e do fundo do coração ao espírito do festival, o primeiro dos dois concertos de Peter Gabriel nesse fim-de-semana foi uma colaboração, na qual partilhou o palco com Ekome, o ensemble West African Drum and Dance de Bristol, que o acompanhou numa pungente versão de “Biko”, que encerra este álbum ao vivo.

Há ainda a destacar, no disco, a banda pós-punk Rip Rig & Panic (com Neneh Cherry e Andi Oliver nas vozes) com o seu hit “You’re My Kind of Climate” tocado ao lado de um conjunto de flamejantes reels irlandesas dos The Chieftains. Apesar de ter sido um triunfo cultural, o festival deparou-se com dificuldades financeiras nesse primeiro ano. As manchetes na NME proclamavam o «WOMAD, Brilhante e Falido» e Peter Gabriel reuniu-se com os seus ex-companheiros dos Genesis num concerto único para saldar as dívidas do festival. Após um início tremido, o WOMAD foi ganhando força a cada passo. No final dos anos 80, o WOMAD tinha viajado para muitos locais diferentes em todo o Reino Unido e começado a expandir-se internacionalmente, com eventos em Espanha, Itália e Canadá. Em 1993, o festival percorreu os EUA e uma audiência de 100.000 pessoas, no Golden Gate Park, São Francisco, faria dele o maior evento de bilheteira do mundo nesse ano. Actualmente, os eventos WOMAD têm lugar todos os anos na Austrália, Nova Zelândia, Espanha e Chile.

Este Julho, no festival anual britânico em Charlton Park, Wiltshire, o WOMAD celebrará orgulhosamente o seu 40º aniversário, com o lançamento de “Live at WOMAD 1982” – um álbum duplo que capta os primeiros intercâmbios de uma conversa musical global de quatro décadas.

“Live at WOMAD 1982” chega no dia 29 de Julho de 2022, pela Real World Records, nos formatos 2CD e 2LP (em gatefold, com réplica dobrada do cartaz do festival de 1982). Os pre-orders estão disponíveis neste link. A foto de entrada no artigo mostra os em ensaios com Peter Gabriel, por Larry Fast. Este artigo traduz o press oficial de Oran Mulan, publicado na Real World.

Leave a Reply